Karina Cedeño   |   21/03/2023 18:16

Fairmont Rio anuncia novas ações para eliminar resíduos plásticos

Dentre medidas tomadas pelo hotel, estão a substituição das embalagens de uso único por papéis recicláveis

Divulgação
Medidas incluem eliminar os resíduos plásticos descartáveis de quartos, áreas de reuniões e restaurantes
Medidas incluem eliminar os resíduos plásticos descartáveis de quartos, áreas de reuniões e restaurantes
O Fairmont Rio de Janeiro anunciou novas ações para eliminar todos os resíduos plásticos de quartos, áreas de reuniões e restaurantes. Dentre as medidas tomadas pelo hotel, estão a substituição das embalagens plásticas de uso único por papéis biodegradáveis e recicláveis nos amenities; e a mudança dos sacos plásticos de lixo por papel kraft, considerada a melhor alternativa por ser 100% natural.

O hotel também aderiu ao programa de reaproveitamento de alimentos, o Comida Invisível, tecnologia para conectar quem quer doar alimentos com quem precisa de doações. Além disso, o sistema de coleta seletiva do lixo e o descarte correto do óleo de cozinha são realizados por meio de parcerias com empresas especializadas. Na lavanderia, foram adotados produtos naturais e com alta diluição, para maior desenvolvimento sustentável.

“A excelência na hospitalidade vai além de receber bem as pessoas. É necessário que a sustentabilidade seja pensada como parte estratégica do negócio e faça parte do dia a dia da operação. Por isso, engajamos todos na responsabilidade social, econômica e ambiental, conscientizando nossos colaboradores, fornecedores e hóspedes”, afirma o diretor geral do Fairmont Rio, Netto Moreira.

O hotel possui duas estações de carregamento elétrico com padrão europeu Tipo 2 (potência 11kW), que permitem o abastecimento de todos os modelos de carros elétricos e híbridos compatíveis com o padrão Tipo 2, com recarga gratuita para os hóspedes. A economia de energia continua sendo de grande preocupação, com o uso de equipamentos mais eficientes que proporcionam um menor consumo energético, com lâmpadas LED e ar-condicionado com reaproveitamento de calor.

O uso de lâmpadas de LED também garante economia de 33% nos gastos com iluminação, enquanto o isolamento térmico de envoltória e os equipamentos de ar-condicionado, com reaproveitamento de calor, possibilitam mais 34% de economia. Além disso, um sistema de automação permite que os consumos de água e energia sejam monitorados em tempo real.
Nos banheiros a utilização de mecanismo de descarga dual e redutores de vazão nos chuveiros, torneiras e sensores garantem a economia de energia e de água.

Todas as mudanças listadas estão sendo efetivadas para o atendimento dos 375 quartos do hotel. É possível, ainda, encontrar bebedouros para incentivar o uso de squeezes por hóspedes e colaboradores. O conjunto das iniciativas listadas ampliam algumas práticas implantadas desde a inauguração do hotel, em 2019, que se compromete com o desenvolvimento sustentável e a redução do impacto ambiental em toda a sua operação.

“Ao olharmos para o futuro, nosso hotel se compromete a continuar promovendo a sustentabilidade a longo prazo e a gestão responsável em cada uma de nossas comunidades”, afirma Netto.
O Fairmont e a Accor anunciaram a meta de atingir as emissões líquidas de carbono zero até 2050.


Tópicos relacionados