Victor Fernandes   |   27/07/2023 11:53
Atualizada em 27/07/2023 11:54

Receita da Accor cresce 35% e aumenta projeções do grupo para 2023

EBITDA consolidado agora é esperado entre 930 e 970 milhões de euros para 2023 após semestre positivo


Divulgação
Sébastien Bazin, presidente e CEO da Accor
Sébastien Bazin, presidente e CEO da Accor

A Accor divulgou hoje (27) seus resultados financeiros para o primeiro semestre de 2023, revelando que seu RevPAR aumentou 38%, a sua receita aumentou em 35% para 2,4 bilhões de euros, o EBITDA mais que dobrou para 447 milhões de euros, e o lucro líquido do grupo foi de 248 milhões de euros. Todos esses comparativos são feitos em relação ao primeiro semestre de 2022.

"No primeiro semestre de 2023, o crescimento da atividade foi muito forte em todas as nossas marcas e mercados. Estas boas performances são sustentadas pelo rigor na execução da nossa estratégia, pela atratividade das nossas marcas e pelo empenho das nossas equipes. Esse ímpeto deve se manter nos próximos meses, impulsionado pela demanda robusta tanto no Turismo de lazer quanto no de negócios. O desempenho nos permite aumentar nossa orientação para 2023 e continuar investindo em nossas marcas, talentos e ferramentas digitais".

Sébastien Bazin, presidente e CEO da Accor

As tendências de negócios no segundo trimestre de 2023 foram sólidas nas duas divisões do Grupo: Premium, Midscale & Economy e Luxury & Lifestyle. A demanda hoteleira, tanto de hóspedes a lazer quanto a negócios, permaneceu dinâmica. Tal traduziu-se na melhoria das taxas de ocupação e no aumento sustentado das tarifas médias. Esses resultados permitem que o grupo eleve sua orientação de EBITDA para o ano inteiro apresentada no Capital Markets Day em 27 de junho de 2023.

No primeiro semestre, a Accor abriu 114 hotéis, representando 14,5 mil quartos, ou seja, um crescimento unitário líquido de 3,5% nos últimos 12 meses. No final de junho, o grupo tinha uma carteira hoteleira de 805.436 quartos (5.487 hotéis) e um pipeline de 217 mil quartos (1.262 hotéis). Para 2023, o grupo confirma a sua previsão de crescimento unitário líquido da rede entre 2% e 3%.

Receita consolidada

O grupo reportou receita no primeiro semestre deste ano de 2,402 bilhões de euros, um aumento de 35% em comparação com o primeiro semestre de 2022. Esse crescimento se divide em um aumento de 34% para a divisão Premium, Midscale & Economy e 40% para a divisão Luxury & Lifestyle.

As alterações no perímetro de consolidação, principalmente devido à consolidação da Paris Society na divisão Luxury & Lifestyle (segmento Hotel Assets & Other), contribuíram positivamente em 139 milhões de euros.

Os efeitos cambiais tiveram um impacto negativo de 61 milhões de euros, com destaque para o dólar australiano (+5%), a libra egípcia (+75%) e a lira turca (+32%).

EBITDA consolidado

O EBITDA consolidado situou-se em 447 milhões de euros no 1º semestre de 2023, ou seja, mais do dobro do valor registado no 1º semestre de 2022. Este desempenho esteve associado à forte recuperação da atividade e à disciplina nos custos de Serviços aos Proprietários, permitindo ao grupo registar um desempenho marginalmente positivo do EBITDA dentro do esperado para esta atividade.

Lucro líquido

O lucro líquido do Grupo Accor foi de 248 milhões de euros no primeiro semestre de 2023, em comparação com 32 milhões de euros no primeiro semestre do ano passado. A melhora na participação do lucro líquido dos investimentos contabilizados por patrimônio, positivo em 9 milhões de euros contra um negativo de 27 milhões de euros no primeiro semestre de 2022, é impulsionado principalmente pela recuperação da AccorInvest, que teve uma recuperação nos negócios, particularmente em Europa.

Perspectivas para 2023

Com base no desempenho do primeiro semestre e considerando as atuais incertezas macroeconômicas, o grupo eleva a orientação para o ano fiscal de 2023:

  • O crescimento no RevPAR agora é esperado no topo da faixa de 15-20%;
  • EBITDA consolidado agora é esperado entre 930 e 970 milhões de euros (anteriormente entre 920 e 960 milhões de euros).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS