Da Redação   |   25/09/2023 17:31
Atualizada em 25/09/2023 17:47

Conheça o Santa Teresa MGallery, que tem o café como fio condutor

Onde hoje é o hotel, no final do século 19 havia uma das fazendas de café da Floresta da Tijuca

Francis Amiand/Divulgação
Lobby do hotel
Lobby do hotel

O Santa Teresa MGallery Hotel tem uma localização privilegiada no Rio de Janeiro. O bairro está perto do Centro da cidade e não muito distante do burburinho das praias da Zona Sul. Mas o privilégio não tem a ver com a quilometragem que separa as regiões cariocas.

No alto de uma colina, o zunzunzum mais ouvido no Santa Teresa é o dos pássaros. Onde hoje é o hotel, no final do século 19 havia uma das fazendas de café da Floresta da Tijuca.

O café conduz a história

O endereço garante uma tranquilidade que não se encontra facilmente na área urbana de uma cidade grande. Não é somente o silêncio. Tudo é voltado para a sensação de bem-estar: o jardim repleto de bromélias e orquídeas floridas; o restaurante Térèze com vista para o bairro, o Centro e a Baía de Guanabara; o spa cercado de pés de maracujá plantados na sola de pantufas; a piscina que à noite vira sala de cinema mudo.

A beleza também pode ser contemporânea, como nas obras de arte distribuídas pelo hotel. As exposições se movimentam e valorizam os muitos artistas do bairro. Nenhuma visita ao Santa Teresa será igual à anterior. Será sempre surpreendente. Posso garantir, frequento o hotel há anos.

Marluce Balbino/PANROTAS
Suíte
Suíte

A personalidade singular do Santa Teresa combina com a marca MGallery, da Accor. A gigante global da hotelaria francesa reúne sob a bandeira propriedades que mesclam cultura e design local com uma história para contar. No hotel de luxo instalado na antiga fazenda, o café é o fio condutor. O grão está em sacas de juta incorporadas à decoração dos corredores que levam aos quartos. A refeição termina com um delicado chocolate no formato do grão. O pó é polvilhado na versão Santa Teresa do ovo beneditino e, também, nos tratamentos do spa.

Inspirado por ela

Marluce Balbino/PANROTAS
Juliana Dannemann, gerente de Marketing Cluster, e Clarissa Desterro, diretora de Vendas e Marketing Cluster do Santa Teresa MGallery
Juliana Dannemann, gerente de Marketing Cluster, e Clarissa Desterro, diretora de Vendas e Marketing Cluster do Santa Teresa MGallery

Inspired by her. É uma série de serviços pensados por e para mulheres em diferentes hotéis MGallery mundo afora. No Santa Teresa, a frase brilha em neon na entrada do lobby de amplo pé-direito. Conduz o menu atual do Térèze, criado pela chef Luanna Malheiros. Empolga no papo descontraído com a francesa de Marseille Sophie Barbara, gerente do hotel. Tem mais. O café Tassinari, servido em todo o Santa Teresa vem da Fazenda São Francisco, gerenciada por mulheres em São José do Vale do Rio Preto, na Serra Fluminense. A cachaça Magnífica de Faria, com sede na frente de uma das entradas do hotel, é produzida de maneira sustentável na Fazenda do Anil, em Vassouras, destilaria que tem uma mulher no comando.

O prazer de perder as coisas

O Santa Teresa anda com uma queda por letreiros em neon. Outra frase em inglês reluz no clássico carioca Bar dos Descasados: Joy of Missing Out. Mais conhecida por JOMO, significa a alegria de estar perdendo algo, ou, em tradução menos literal, a felicidade de estar em paz sem precisar fazer mil coisas ao mesmo tempo para justificar a existência.

Ou se dedicar a fazer coisas como aula de yoga na piscina ou massagem no spa.

Marluce Balbino/PANROTAS
Netto Moreira, gerente geral do Fairmont Copacabana e do Santa Teresa MGallery
Netto Moreira, gerente geral do Fairmont Copacabana e do Santa Teresa MGallery

A ideia de apostar no JOMO foi de Netto Moreira, gerente geral do Fairmont Copacabana e do Santa Teresa MGallery, as duas propriedades de luxo do grupo Accor no Rio de Janeiro:

“JOMO é a essência do hotel. O Santa Teresa é lugar para se desconectar, é para quem quer estar perdendo o burburinho. É um retiro de bem-estar e um refúgio romântico. Inclusive para viajantes solos que querem se autoconhecer. Um hotel destino que representa Santa Teresa”

Netto Moreira

Netto compara o bairro no Centro carioca com Montmartre, em Paris. Não apenas pelas ladeiras. Principalmente pelos artistas locais, como Carlos Vergara e Zemog, com os quais o hotel faz parcerias. Para reforçar o sotaque francês, o chef executivo Dardillac Jérôme, do Fairmont, em breve vai assumir também a área de Alimentos e Bebidas do MGallery.

“O Térèze será em breve o melhor restaurante francês do Rio”, aposta Netto.

Marluce Balbino/PANROTAS
Área externa
Área externa

O Santa Teresa MGallery tem 44 quartos espaçosos com decorações únicas, máquinas de café expresso e amenidades de banho da L'Occitane au Brésil. As suítes podem ter piano, banheira ao ar livre, ou piano e banheira. Nas paredes, obras de arte contemporânea dialogam com reproduções de gravuras antigas com paisagens do Rio. Conversa boa.

Saiba mais em: https://www.santateresahotelrio.com/pt-br/

Por Carla Lencastre, especial para a Revista PANROTAS

A matéria é parte integrante do Guia de Férias PANROTAS, edição especial para a Abav Expo 2023. Confira, abaixo, a revista na íntegra:


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11144 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS