Bruno Hazov   |   18/09/2023 15:22

O caminho do dinheiro na hotelaria nacional, por Roland Bonadona

Executivo apresenta ações para aumentar o marketshare e outros índices de um empreendimento hoteleiro


PANROTAS / Emerson Souza
Roland Bonadona mostrou índices importantes do cashflow na hotelaria durante o 5º Fórum Nacional de Hotelaria
Roland Bonadona mostrou índices importantes do cashflow na hotelaria durante o 5º Fórum Nacional de Hotelaria
Roland Bonadona – diretor da Bonadona Hotel Consulting – ministrou, na 5ª edição do Fórum Nacional de Hotelaria, o painel "O Caminho do Cashflow", em que falou sobre o retorno sobre o investimento em estruturas hoteleiras acima de aplicações livres de risco no mercado hoteleiro. Sua apresentação focou nos índices que devem ser priorizados por profissionais na hora de analisar receitas e cálculo Revpar de um empreendimento hoteleiro.

Para Bonadona, qualquer estrutura hoteleira pode ganhar até 15% de marketshare se focar em seis pontos principais:

  • qualidade do cliente;
  • excelência do serviço com constante atualização da proposta oferecida;
  • acompanhamento das avaliações dos clientes;
  • eficiência da aquisição de novos clientes;
  • tarifação dinâmica para cobrir, principalmente, períodos de baixo fluxo;
  • amarrar as despesas

"Amarrando as despesas dentro do melhor padrão de categoria onde atua, o hotel pode melhorar a geração de caixa com impacto de até 8% do GOP"

Roland Bonadona, diretor da Bonadona Hotel Consulting

Focar nos índices corretos

Segundo o executivo, muitos hotéis concentram-se apenas na diminuição de despesas para aumentar o cashflow, pois é mais fácil de se controlar e prever, porém o aumento da receita deve ser a prioridade, pois é lá que está o lucro.

"Para aumentar o cashflow de um hotel, é preciso aumentar a receita e diminuir despesas de maneira igual. Muitos hotéis se concentram apenas na diminuição das despesas, pois é um fator mais palpável, previsível. Mas não é aí que mora o lucro. Diminuir a despesa significa subtrair menos da receita, porém o foco deve ser o constante aumento dela"

Analisando a margem bruta por áreas, a receita de hospedagem é muito maior que áreas como alimentação, onde existe uma despesa muito grande com insumos. O hoteleiro deve entender que certas áreas rendem mais, com receitas muito maiores que as possíveis despesas.

O executivo apontou ainda que muitos executivos se concentram nos índices errados para analisar o desempenho do seu hotel, se esquecendo que o resultado de um índice, como o Revpar, é na verdade a junção de diversos outros aspectos.

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