Victor Fernandes   |   23/10/2023 16:09
Atualizada em 23/10/2023 16:44

HSMAI revela aumento da receita hoteleira com vendas on-line

Vendas pelo site representam 21% da receita dos hotéis para 37% dos entrevistados, segundo pesquisa


PANROTAS / Emerson Souza
Gabriela Otto, presidente da da HSMAI Brasil e Latam
Gabriela Otto, presidente da da HSMAI Brasil e Latam

A Hospitality Sales & Marketing Association International (HSMAI) realizou, durante o 8º Revenue Optimization Conference deste ano, que aconteceu no Holiday Inn Anhembi, em São Paulo, uma pesquisa interativa com os 170 executivos e profissionais de hotelaria presentes.

Para entender a realidade desses profissionais, Juliane Corredato, gerente geral de Revenue Management da Blue Tree Hotels, e Igor Castelo, diretor de Revenue e Vendas da Amarante Hospitalidade, propuseram uma série de perguntas para o público presente e as respostas trouxeram dados importantes.

Para 37% dos profissionais, a venda pelo site para os hotéis em que trabalham já corresponde a 21% ou mais da receita anual. Já 30% apontam que a venda on-line representa de 10% a 20% do resultado final. Os resultados, segundo a entidade, evidenciam o crescimento de investimentos em tecnologia e marketing.

“Essas porcentagens, principalmente quando comparadas a 2022 e 2021, anos nos quais as vendas por site estavam estagnadas a 20% para a maioria das redes, evidenciam que os hotéis estão conseguindo captar clientes pela venda direta e fidelizá-los pelo canal próprio, o que dá uma liberdade maior para que as empresas se movimentem no mercado e se tornem competitivas”

Gabriela Otto, presidente da da HSMAI Brasil e Latam

E os dados corroboram a preocupação das empresas do setor em acompanhar as mudanças do mercado. Segundo 66% da audiência, o investimento em tendências tecnológicas é prioridade para a empresa que representa. Desde 2021, os números se mantêm positivos para a abertura da atualização do modelo de negócio no setor hoteleiro.

Outro ponto de destaque é em relação à receita do ano, que cresceu acima de 21% para 37% das respostas. Para 45% dos presentes, os valores frente a 2022 tiveram aumento de 11% a 20% e para 18% dos profissionais, a receita cresceu 10% se comparada ao ano anterior. Já as diárias médias tiveram aumento acima de 21% para 43% das pessoas e entre 11% a 20% para 43% da audiência.

“Os números se mostram positivos e caminhando para o que imaginávamos para o setor de Turismo, além de relevar um setor amadurecido, com estratégias claras focadas na precificação”, completa Gabriela.

Já para 2024, as expectativas em receita permanecem em crescimento. 47% da audiência espera crescer de 11% a 20% e 45% dos profissionais acredita que esse número se manterá até 10% maior que em 2023. “As projeções são de estabilização a partir de 2024, com um crescimento mais tímido que o observado em 2022 e 2023”, finaliza Gabriela.

Confira abaixo outros resultados da pesquisa:

O hotel trabalha com alguma solução de RMS ou Otimizador de preços?

  • 70% sim
  • 30% não

O departamento de Revenue Management trabalha com que tipos de análise?

  • 47% em receita de hospedagem
  • 19,5% em receita total
  • 19,5% em rentabilidade
  • 14% em receita de hospedagem e eventos

Durante as negociações de acordos para 2024, qual é a expectativa do cliente?

  • 58% expectativa de crescimento de 6% a 10%
  • 20% crescimento acima de 11%
  • 22% crescimento até 5%

Para 2024, qual é a expectativa de representatividade de tarifas-acordo dinâmicas?

  • 49% considera trabalhar com tarifas fixas e dinâmicas simultaneamente
  • 14% acredita que tarifas dinâmicas vão representar 10% do volume
  • 11% acredita que tarifas dinâmicas vão representar de 11% a 20%
  • 10% acredita que tarifas dinâmicas vão representar de 21% a 30%
  • 8% acredita que tarifas dinâmicas vão representar mais de 31%


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