Filip Calixto   |   29/12/2023 11:59
Atualizada em 29/12/2023 12:01

Hotelaria do Rio espera ter 95% dos quartos ocupados para o Réveillon

HotéisRIO e ABIH-RJ projetam ocupação hoteleira na capital e no interior do Estado

Pedro Kirilos
O Réveillon de Copacabana é um dos mais famosos do Rio e atrai muitos turistas todos os anos
O Réveillon de Copacabana é um dos mais famosos do Rio e atrai muitos turistas todos os anos

Pesquisa do HotéisRIO e da ABIH-RJ aponta Réveillon 2023/2024 de casa cheia no Estado do Rio de Janeiro. Na capital, a expectativa dos hotéis é de 95% de ocupação no final de semana da virada. Até o momento, as reservas estão em 81,52%. No interior, a média está em 91,16%.

Na cidade do Rio de Janeiro, de 30 de dezembro de 2023 a 1º de janeiro de 2024, destaque para Ipanema/Leblon, com 94,41% (na noite da virada já está em 96%); Leme/Copacabana, com 83,96%; Barra da Tijuca/Recreio/Jacarepaguá, com 82,20%; Flamengo/Botafogo, com 81,88% e Centro, com 71,09%.

No interior, de 29 de dezembro a 1º de janeiro de 2024, Miguel Pereira está em primeiro, com 99,20%, seguida de Arraial do Cabo (98,70%) e, empatados, os municípios de Angra dos Reis, Cabo Frio e Paraty (93,50%). Depois estão Rio das Ostras (92,10%), Armação dos Búzios (90,40%), Petrópolis (89,40%), Itatiaia/Penedo (89,30%), Teresópolis (88,80%), Nova Friburgo (88,20%), Vassouras (88%), Valença/Conservatória (86,50%) e Macaé (85,20%).

Segurança

Para garantir o sucesso da festa na capital, a segurança foi reforçada. A Polícia Militar anunciou aumento no efetivo policial. Serão 8,6 mil policiais atuando na virada, um aumento de 18% em relação ao ano passado. Destes, 2,9 mil ficarão só na praia de Copacabana, um crescimento de 11%. Haverá pontos de controle e detectores de metais para apreensão de objetos cortantes, drones e 61 plataformas de observação.

Festas

Quem participar do famoso Réveillon de Copacabana presenciará um espetáculo com 12 minutos de fogos de artifício, disparados por dez balsas e regidos por uma orquestra sinfónica. Além da pirotecnia, o céu de Copacabana também terá uma apresentação feita por drones. A música está garantida por dois palcos onde se apresentarão nomes como:

  • Teresa Cristina
  • Diogo Nogueira
  • Jorge Aragão
  • Ludmilla
  • Luísa Sonza
  • Escolas de samba como Império Serrano e Portela

Os turistas também têm como opção as festas realizadas pelos hotéis cidade em suas coberturas e salões espalhados por toda a cidade, com ceias especiais e shows musicais. Na Barra da Tijuca, considerado maior Réveillon indoor da cidade, serão 12 pontos de queimas de fotos, numa parceria entre Riotur e HotéisRIO, espalhados em hotéis, que também organizam festas com ótimas opções gastronômicas, além de shoppings e condomínios.

O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, comemora o bom desempenho da hotelaria no interior. "Mais uma vez temos ótimos números de ocupação hoteleira nas cidades do interior do estado. Isso é fruto de muito trabalho, do nosso compromisso em promover as 12 regiões turísticas do Rio de Janeiro".

Para o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, a união de autoridades do Poder Público com o setor privado é o segredo do sucesso da festa carioca. "Segurança é um componente essencial para um estado que respira turismo, uma indústria fundamental para o desenvolvimento da economia da cidade do Rio de Janeiro, com mais de 700 meios de hospedagens, 45 mil quartos e que gera mais de 100 mil postos de trabalho. Os resultados são animadores e nos dão a certeza de que teremos uma festa espetacular, à altura das expectativas de cariocas e turistas", afirma.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Filip Calixto

Conteúdos por

Filip Calixto

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes. Colaboração para o Portal PANROTAS

Filip Calixto tem 7162 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!