Karina Cedeño   |   06/03/2024 15:40
Atualizada em 06/03/2024 16:35

"É hora de repensar a forma de negociar hotelaria", diz Patricia Thomas

Diretora de Vendas Corporativas da Omnibees trouxe pesquisa exclusiva com dados do setor hoteleiro


PANROTAS/Gute Garbelotto
Patricia Thomas, diretora de Vendas Corporativas da Omnibees, apresentou dados de hotelaria no Fórum PANROTAS 2024
Patricia Thomas, diretora de Vendas Corporativas da Omnibees, apresentou dados de hotelaria no Fórum PANROTAS 2024

Durante o segundo dia do Fórum PANROTAS, que acontece hoje (6) no WTC Events Center (SP), a diretora de Vendas Corporativas da Omnibees, Patricia Thomas, trouxe um levantamento feito pela empresa, com dados relacionados ao setor hoteleiro do ano passado e projeções para este ano.

Entre outras informações, o estudo revelou predominância da tarifa pública nas reservas corporativas. “Observamos que em 2022 a tarifa pública teve predominância e em 2023 esse comportamento se manteve, respondendo por 64% do volume. A grande mensagem talvez seja: é hora de repensar a forma de negociar a hotelaria, saindo da tarifa fixa e indo para o desconto na tarifa dinâmica no corporativo. É o momento de desapegar do preço fixo, pois na hora de reserva ele nem sempre está disponível”, ressalta Patricia.

Reprodução/Omnibees

Uso do cartão de crédito já predomina nas reservas

A boa notícia, segundo ela, é que tanto no lazer quanto no corporativo, o uso do cartão de crédito predomina. “Isso melhora o fluxo de caixa e traz sustentabilidade para os negócios".

Reprodução/Omnibees

Comportamento de compra

No que se refere ao comportamento de compra, o tempo de antecedência nas compras de viagens no lazer é muito maior do que no corporativo, o que é natural, mas a antecedência do corporativo vem aumentando ano a ano. "Importante observar que, quando sobe a antecedência, sobe a taxa de cancelamento. E no corporativo isso afeta o trabalho das TMCs. Lembrando que os cancelamentos se dão por razões diferentes no corporativo e no lazer", afirma Patricia.

"Também vale observar que no lazer embora o número de room nights e a tarifa média caminhem juntos, não há grandes picos na tarifa quando a demanda está maior, talvez pela antecedência de compra, que é maior. Mas no corporativo vemos uma diferença: esses dois fatores andam juntos e temos picos com as tarifas mais altas. Percebemos clientes preocupados com isso em cidades nas quais as tarifas dispararam".

Reprodução/Omnibees


O Fórum PANROTAS 2024 conta com a aliança institucional da CNC Sesc Senac e o patrocínio da Accor, Aerolineas Argentinas, Ancoradouro, Assist Card, Aviva, B2B Reservas, Beach Park, Bee2Pay, BeFly, BWH Hotels, ClickBus, Copastur, Coris, CVC, Decolar, Disney Cruise Line/Walt Disney World, Easy Travel Shop, Elo, Enjoy Hotéis e Resorts, Expotelecom, EZLink, Fortaleza, FundturMS, Gol Linhas Aéreas, Gramado Parks, Grupo Cataratas, Grupo R1, GTA Assist, Iberia British Airways, Kaluah, Latam Delta, Localiza, Losango Bradesco Financiamentos, Metrô de São Paulo, Mondiale, Omnibees, Orinter, Paytrack, Quero Passagem, República Dominicana, Sabre, Sebrae, Setur Alagoas, Sheraton São Paulo WTC Hotel, Shift, Smiles Viagens, SMTur, Tes Cenografia, Tour House, Tyller Consolidadora, ViagensCorp, ViagensPromo e Visite São Paulo/SPCVB.


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