Victor Fernandes   |   18/04/2024 13:46

Aliança de hotéis independentes planeja ter 300 associados no Brasil

Grupo Hotusa almeja ampliar sua atuação no País com a Keytel para além da broker Restel


PANROTAS / Marluce Balbino
Alberto Barredo, diretor do Grupo Hotusa
Alberto Barredo, diretor do Grupo Hotusa

Com três empresas e linhas de atuação diferentes na hotelaria, o grupo espanhol Hotusa anunciou na WTM Latin America 2024 que quer ampliar sua atuação no Brasil. Atualmente, sua empresa mais consolidadas no País é a broker Restel, que já está no mercado brasileiro há 15 anos, seu segundo mercado mais importante, atrás apenas da própria Espanha. Agora, o grupo planeja emplacar suas duas outras marcas: Keytel e Eurostars Hotel Company.

A Keytel já conta com um plano mais definido de desenvolvimento no País. Com 3,6 mil hotéis associados no mundo, a aliança de hotéis independentes conta com apenas 70 deles localizados no Brasil. Mas com convenção de associados e novo escritório em Natal, a Keytel planeja alcançar entre 250 e 300 propriedades brasileiras associadas até 2026 "com um modelo de desenvolvimento orgânico e grande nível de compromisso", segundo Alberto Barredo, diretor do Grupo Hotusa.

"Com a Keytel, conseguimos ajudar os hotéis independentes brasileiros a desenvolver suas estratégias de vendas, convencidos de que desenvolveremos venda direta, buscando sempre o equilíbrio. Venda direta não é uma solução completa, mas tem de ter um papel na estratégia do hotel. Conhecemos a operação e sabemos como ajudá-los".

Alberto Barredo, diretor do Grupo Hotusa

Dentre os 3,6 mil hotéis associados à Keytel, 1 mil estão na Espanha, 1,5 mil no restante da Europa e 1,1 mil nas Américas, Oriente Médio e Ásia. A aliança é um modelo de negócio complementar à Restel, já que a broker conta com 150 mil hotéis em sua plataforma, mas 70% de sua receita vem dos 3,6 mil hotéis da Keytel, apontou Barredo.

Desenvolvimento de hotéis no Brasil

A Eurostars Hotel Company, terceira linha de atuação do Grupo Hotusa, é uma desenvolvedora de hotéis com 260 unidades em 19 países, fundamentalmente quatro e cinco estrelas. De acordo com Barredo, aproximadamente 40% das propriedades são próprias da empresa, enquanto os 60% restantes funcionam em modelo de empréstimo a longo prazo.

O Grupo Hotusa também pretende desenvolver hotéis no Brasil, mas em um momento futuro, por ser uma "operação mais custosa", explicou o executivo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS