Beatriz Contelli   |   29/04/2025 10:33
Atualizada em 29/04/2025 10:55

Six Senses Vana busca reinventar conceito de retiro de bem-estar na Índia

Propriedade trabalha com tratamentos tibetanos e ayurvédicos e está situada dentro de uma floresta

PANROTAS / Beatriz Contelli
Sacadas das suítes proporcionam momentos de paz para os hóspedes
Sacadas das suítes proporcionam momentos de paz para os hóspedes

DEHRADUN (ÍNDIA) - Em uma área de 34 acres, dentro de um parque nacional próximo ao Himalaia, o Six Senses Vana se apresenta como uma opção que vai muito além da hospedagem. Os visitantes que chegam estão em busca de autoconhecimento e reconexão com o mundo exterior.

Nesta propriedade repleta de árvores e flores - e presença esporádica de esquilos e macacos - os hóspedes recebem cuidados voltados para massagens ayurvédicas, medicina tibetana, acupuntura, watsu, yoga, meditação e outros tratamentos, todos oferecidos sob medida.

Localizado a 35 minutos de avião de Délhi, capital da Índia, e com apenas 83 acomodações, o hotel não permite o uso de aparelhos eletrônicos nas áreas externas e é sugerido que os hóspedes usem o mesmo uniforme branco. Nas palavras de Sunil Sharma, diretor de Vendas e Marketing do Six Senses Vana, a ideia é que ao usar o uniforme, todos ali são vistos como iguais, não importa a origem, a classe social ou o gênero.

A gastronomia é totalmente orgânica, sazonal e local, seguindo a filosofia do Ayurveda, que valoriza a digestão como parte essencial do bem-estar. Diferente de outros destinos indianos, os pratos não são apimentados e não há bebidas alcoólicas.

Six Senses Vana
Lobby Six Senses Vana
Lobby Six Senses Vana

Mesmo que situado dentro de uma área florestal gigantesca, sem barulhos externos, o hotel não está em uma região isolada de Dehradun, possibilitando que, após a hospedagem, os visitantes possam conhecer a cidade, que dispõe de um amplo centro comercial.

Ainda que seja quase um retiro espiritual, o Six Senses Vana inspira os visitantes a manterem-se ativos, seja nas atividades e sessões terapêuticas coletivas e individuais, seja no aprimoramento da reflexão, intuição e contemplação pessoais.

Six Senses Vana
Centro de Ayurveda do Six Senses Vana
Centro de Ayurveda do Six Senses Vana

O hotel opera há dez anos, mas passou a ser administrado pelo Six Senses em 2023, recebendo visitantes de todo o mundo. Independentemente da duração da estada, os hóspedes têm direito a um tratamento gratuito por dia e, por um valor adicional, podem incluir mais tratamentos em sua rotina, de acordo com as recomendações do médico, além de usufruir das instalações da propriedade e se aprofundar em práticas de bem-estar.

Com apenas dois dias de hospedagem, essa jornalista que vos fala pôde realizar sete tratamentos (todos sugeridos pelo médico local, de acordo com as minhas necessidades), sendo eles:

  • Kai Uzhichil - técnica terapêutica de Ayurveda, com óleos aquecidos à base de ervas, movimentos firmes com as mãos, alongamentos e pressão em pontos energéticos;
  • Vashpa Swedana - banho de vapor medicinal usado para eliminar toxinas do corpo e equilibrar as energias do corpo;
  • Natural Alignment - reeducação postural que busca restaurar o alinhamento natural do corpo humano;
  • Private Yoga - abordagem mais personalizada, focada nas necessidades e nível de experiência do hóspede;
  • Abhyanga - massagem ayurvédica com óleo para lubrificar as articulações e melhorar a circulação;
  • Dhanyamla Dhara - terapia onde se despeja continuamente um fluxo de líquido medicinal, feito com grãos, ervas e frutas, morno sobre o corpo;
  • Antiageging Facial - técnica focada em estimular a circulação sanguínea e muscular do rosto para suavizar sinais de envelhecimento — como linhas finas, flacidez e perda de brilho natural da pele.

E depois de tantos tratamentos, o que acontece? O hotel sugere que os hóspedes:

  1. Reflitam sobre o que vivenciaram durante a estada,
  2. Sejam gentis consigo e com o mundo,
  3. Evitem estresse desnecessários,
  4. Façam algo relaxante por pelo menos uma hora antes de dormir,
  5. Comam alimentos cozidos feitos com ingredientes frescos,
  6. Façam de três a doze saudações ao sol para começar o dia,
  7. Alonguem-se ou caminhem sempre que puderem.

Não por acaso, a palavra Vana significa "floresta" em sânscrito — e carrega consigo a simbologia que a natureza representa na cultura indiana: um espaço de cura, introspecção e transformação. Assim como uma floresta abriga e nutre, o Six Senses Vana se propõe a ser um ambiente de renovação e um caminho para o pleno bem-estar.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados