Da Redação   |   09/05/2025 18:00
Atualizada em 09/05/2025 20:10

PANROTAS conhece hotéis de luxo da Belmond na Cordilheira dos Andes; veja fotos

Las Casitas e Palácio Nazarenas e Monasterio complementam uma viagem de três dias no Andean Explorer

Carla Lencastre
Piscina do hotel boutique Palácio Nazarenas, instalado em um convento do século XVII, em Cusco
Piscina do hotel boutique Palácio Nazarenas, instalado em um convento do século XVII, em Cusco

AREQUIPA (PERU) - A Belmond tem uma coleção de seis hotéis muito especiais no Peru. Três deles combinam perfeitamente com uma jornada no trem leito de luxo Andean Explorer, que percorre as montanhas da Cordilheira dos Andes em três dias e duas noites.

Las Casitas, Vale do Colca. A 170 km do Aeroporto de Arequipa, no Sul do Peru, Las Casitas é um hotel destino perfeito para uma escapada de um par de dias. São 20 casitas decoradas como confortáveis casas de campo em um vale belíssimo, à beira de um dos cânions mais profundos do mundo. Cada casita, com 120 m², tem piscina aquecida, na varanda; lareira, e chuveiro ao ar livre. Há Wi-Fi, mas não televisão.

Restaurante e spa, ambos com ênfase em produtos locais (ervas aromáticas e vegetais são cultivados na propriedade), e uma piscina aquecida ao ar livre, integrada ao paisagismo, são alguns dos outros atrativos. A deslumbrante beleza natural da região andina é um ponto alto. Com trocadilho, Las Casitas fica a 3.600 metros acima do nível do mar.

Entre as atividades oferecidas pelo hotel, estão cavalgadas, aula de coquetelaria com degustação de pisco, e observação de condores andinos. Imperdível o passeio que leva ao mirante Cruz del Condor, a cerca de uma hora de carro do hotel. Ver o voo do majestoso condor-dos-andes, em seu habitat natural, é daquelas experiências únicas e memoráveis.

O trajeto a partir de Arequipa contorna abismos, passa por planícies repletas de vicunhas e chega a até mais de 5 mil metros de altitude. Quem se hospeda no Las Casitas não precisa voltar ou ir até Arequipa para embarcar no Belmond Andean Explorer ou desembarcar do trem. Há transfer para (ou partir de) um ponto intermediário da ferrovia.

Palácio Nazarenas, Cusco. Instalado em um convento do século XVII, o Palácio Nazarenas é um dos dois hotéis da Belmond em Cusco (o outro é o Monasterio, logo ao lado, na mesma rua). A capital do Império Inca é um ponto de chegada ou de partida do Andean Explorer.

Todas as 55 acomodações são suítes, com sala de banho em mármore e sala de estar e quarto com móveis em madeira. O hotel tem piscina ao ar livre, raridade em Cusco. O restaurante Mauka é assinado pela chef peruana Pia León, baseada em Lima e considerada uma das melhores chefs do mundo pelo World’s 50 Best Restaurants. Tem pratos inspirados nas culturas indígenas servidos em louça em cerâmica e vinhos peruanos, em taças de cristal.

No café da manhã, por exemplo, a única refeição que é aberta somente para hóspedes, há panquecas de grãos andinos e seleção de queijos locais. No almoço e no jantar, uma das entradas é pato defumado com folhas de coca. Entre as experiências oferecidas pelo hotel está uma divertida aula de pintura em cerâmica com o artista plástico cusquenho Tater Vera.

Monasterio, Cusco. Como o nome indica, fica em um antigo monastério do final do século XVI. Assim como o vizinho Palácio Nazarenas, está a cinco minutos da Plaza de Armas, o coração do Centro Histórico da cidade. Já o coração do hotel de 120 quartos é o pátio principal com um belo cedro de 300 anos e uma fonte. O restaurante Oqre, comandado pelo chef Jorge Muñoz fica no claustro, e tem mesas com vista para o pátio. O Monasterio tem ainda uma capela barroca, erguida na segunda metade do século XVII, que pode ser visitada em um tour interno que destaca a coleção de obras de arte do hotel.


Carla Lencastre, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite da Belmond, com seguro Intermac.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados