Rodrigo Vieira   |   26/09/2025 14:55

Grupo Portobello investe em experiências e parcerias para driblar a sazonalidade

Diretor explica as estratégias com a Pousada Porto Imperial (Paraty) e Portobello Resort (Mangaratiba)

Divulgação
Portobello Resort & Safári, em Mangaratiba (RJ)
Portobello Resort & Safári, em Mangaratiba (RJ)

O Grupo Portobello, que administra o Portobello Resort & Safári, em Mangaratiba (RJ), e a Pousada Porto Imperial, em Paraty (RJ), está apostando na diversificação de experiências e no fortalecimento de parcerias com o trade de Turismo para manter a ocupação em alta durante todo o ano. Em entrevista ao Portal PANROTAS, o diretor comercial do grupo, Luiz Antonio Raposo, detalhou as estratégias e o desempenho das unidades em 2025.

Segundo Raposo, o grupo vem apresentando um "desempenho sólido, com crescimento sustentável e bom índice de ocupação". Um dos principais desafios, no entanto, é "manter a alta taxa de ocupação fora de feriados e alta temporada", além de lidar com a sazonalidade característica do setor.

Divulgação
Pousada Porto Imperial, em Paraty (RJ)
Pousada Porto Imperial, em Paraty (RJ)

A fim de contornar esse cenário, a estratégia é criar motivos para que o viajante visite os destinos o ano inteiro. No Portobello Resort & Safári, o foco tem sido as experiências. "Destacamos o fortalecimento do Turismo de experiência, com atividades ao ar livre, safári e esportes náuticos, além do aumento na procura por casamentos e eventos corporativos", explica o diretor. Para a baixa temporada, o resort desenvolve uma programação voltada para o bem-estar e pacotes corporativos com tarifas promocionais durante a semana.

Já na Pousada Porto Imperial, em Paraty, a estratégia é aproveitar o rico calendário cultural e gastronômico da cidade. "A Pousada Porto Imperial consolidou-se como referência em hospedagem charmosa, atraindo casais e estrangeiros interessados em cultura e na alta gastronomia da região", afirma Raposo. A unidade explora roteiros temáticos e pacotes especiais para atrair hóspedes fora dos períodos de maior movimento.

O público corporativo também está na mira do grupo. O resort em Mangaratiba oferece estrutura com espaços moduláveis e experiências de lazer exclusivas para grupos. Na pousada em Paraty, o diferencial é a "atmosfera intimista para encontros menores e diferenciados", aproveitando a localização no centro histórico.

Divulgação
Pousada Porto Imperial, em Paraty (RJ)
Pousada Porto Imperial, em Paraty (RJ)

Parceria com o trade é estratégica

Luiz Antonio Raposo ressalta a importância fundamental dos parceiros intermediários para o sucesso do grupo. "As agências e operadoras são parceiras estratégicas, responsáveis por uma parte significativa das vendas, principalmente no segmento de lazer em pacotes de feriados e férias", destaca.

Para manter os agentes de viagens atualizados e capacitados, o grupo oferece ferramentas como famtours, treinamentos on-line, visitas técnicas e materiais de apoio disponibilizados pela equipe comercial.

Reprodução/Linkedin
Luiz Antonio Raposo, diretor comercial do Grupo Portobello
Luiz Antonio Raposo, diretor comercial do Grupo Portobello

Olhando para o futuro, Raposo aponta que "o grupo está investindo em melhorias de experiências, como novos pacotes temáticos, focados em gastronomia, bem-estar e esportes, além do fortalecimento e renovação das campanhas digitais e plano de mídia".

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Rodrigo Vieira

Conteúdos por

Rodrigo Vieira

Rodrigo Vieira tem 7144 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Rodrigo Vieira é jornalista com 12 anos de especialização na indústria de Turismo, todo esse tempo orgulhosamente na PANROTAS. Sua maior satisfação profissional é quando, por meio de seu trabalho, ajuda um agente de viagens a obter êxito. Conhece 30 países e ama viajar para o Exterior, mas jamais moraria fora do melhor destino de todos, o Brasilzão.