Quais hotéis brasileiros têm a melhor reputação on-line da América Latina?
Estudo da My Hotel analisa dados de satisfação pós-hospedagem de aproximadamente dois mil hotéis na região

A My Hotel, plataforma tecnológica projetada para melhorar a experiência dos hóspedes e otimizar as operações internas dos hotéis, divulgou o seu Benchmark da Hotelaria na América Latina referente ao primeiro semestre deste ano.
O documento analisa, entre outros fatores, a reputação on-line dos hotéis (IRO), com base em informações coletadas em pesquisas de satisfação pós-hospedagem de aproximadamente dois mil hotéis na região.
E tem brasileiro na lista. A primeira posição do ranking é ocupada pela pousada Villa Raphael, seguida pelo Monreale Resort Poços de Caldas. Outros cinco hotéis brasileiros aparecem no ranking, confira abaixo:
Os 20 hotéis com a melhor reputação na América Latina

- Villa Raphael — Brasil
- Monreale Resort Poços de Caldas — Brasil
- Hotel Lomas del Volcán — Costa Rica
- Arenal Manoa — Costa Rica
- Costa del Sol Wyndham Arequipa — Peru
- Hotel Lagoon — Colômbia
- Summerville Beach Resort — Brasil
- The Click Clack Hotel Bogotá — Colômbia
- Gran Hotel Ciudad de México — México
- Histórico Central Hotel — México
- Costa del Sol Wyndham Cusco — Peru
- Hillary Nature Resort & Spa — Equador[
- Cullinan Hplus Premium — Brasil
- Masaya Collection Cayena — Colômbia
- Pousada Victoria Villa — Brasil
- Tauá Resort Caeté — Brasil
- Masaya Medellín — Colômbia
- Hotel Villa Lobos — Brasil
- Casa Andina Standard Machu Picchu — Peru
- Costa del Sol Wyndham Lima City — Peru
Top 20 redes hoteleiras com melhor IRO

Quando se trata de redes hoteleiras, oito brasileiras figuram entre as 20 com o maior índice de reputação on-line. Veja abaixo a lista completa:
- The Click Clack Hotels — Colômbia
- Central Hoteles — México
- Rede Tauá de Hotéis — Brasil
- Rainha Hotéis — Brasil
- Masaya Operations — Colômbia
- Costa del Sol — Peru
- Habitel — Colômbia
- Hoteles Plaza El Bosque — Chile
- Valiant Hoteles — México
- Grupo Armação — Brasil
- Safi Royal Luxury Hotels — México
- Monreale Hotels — Brasil
- Hplus — Brasil
- Lummina Hotel — Brasil
- Grupo BZ — Brasil
- Monte Felice — Brasil
- Hoteles Mesaluna — México
- Huinid Hoteles — Argentina
- Hoteles Dann Medellín — Colômbia
- The Somos Group — Colômbia
O estudo também mostra que o Brasil é o País com maior volume de avaliações on-line, com mais de 750 mil.

Entenda o Índice de Reputação On-line (IRO) para Hotéis
O índice é composto por três dimensões-chave que os hoteleiros devem entender e gerenciar para maximizar seus resultados:
- Quantidade de Avaliações: um número alto de avaliações gera confiança nos potenciais hóspedes, pois indica que muitas pessoas já tiveram experiências no hotel. Além disso, os algoritmos de plataformas como Google e OTAs favorecem hotéis com mais avaliações, o que melhora a visibilidade on-line;
- Classificação das Avaliações: as classificações altas não apenas aumentam a confiança dos futuros hóspedes, mas também têm impacto direto na taxa de ocupação e na receita. Hotéis com melhores notas costumam atrair mais reservas, já que os hóspedes estão dispostos a pagar mais por uma experiência de qualidade;
- Resposta às Avaliações (Cobertura): responder às avaliações (tanto positivas quanto negativas) mostra aos hóspedes que suas opiniões são valorizadas e que o hotel está comprometido com a melhoria contínua. Uma resposta bem elaborada pode transformar uma experiência negativa em uma oportunidade de fidelização.
De acordo com a My Hotel, é crucial que os hoteleiros meçam e comparem o IRO do seu hotel com o da concorrência. Entender esses três fatores permitirá não apenas aumentar a receita e consolidar a posição do hotel no mercado, mas também identificar áreas de melhoria para elevar a satisfação do cliente e a visibilidade on-line.