Karina Cedeño   |   06/10/2025 12:38

Quais hotéis brasileiros têm a melhor reputação on-line da América Latina?

Estudo da My Hotel analisa dados de satisfação pós-hospedagem de aproximadamente dois mil hotéis na região


Divulgação/Facebook do Villa Raphael Búzios
Hotel Villa Raphael, em Búzios (RJ), se destaca na primeira posição do ranking
Hotel Villa Raphael, em Búzios (RJ), se destaca na primeira posição do ranking

A My Hotel, plataforma tecnológica projetada para melhorar a experiência dos hóspedes e otimizar as operações internas dos hotéis, divulgou o seu Benchmark da Hotelaria na América Latina referente ao primeiro semestre deste ano.

O documento analisa, entre outros fatores, a reputação on-line dos hotéis (IRO), com base em informações coletadas em pesquisas de satisfação pós-hospedagem de aproximadamente dois mil hotéis na região.

E tem brasileiro na lista. A primeira posição do ranking é ocupada pela pousada Villa Raphael, seguida pelo Monreale Resort Poços de Caldas. Outros cinco hotéis brasileiros aparecem no ranking, confira abaixo:

Os 20 hotéis com a melhor reputação na América Latina

Divulgação/Facebook do Villa Raphael Búzios
Piscina do Villa Raphael, em Búzios (RJ)
Piscina do Villa Raphael, em Búzios (RJ)
  1. Villa Raphael — Brasil
  2. Monreale Resort Poços de Caldas — Brasil
  3. Hotel Lomas del Volcán — Costa Rica
  4. Arenal Manoa — Costa Rica
  5. Costa del Sol Wyndham Arequipa — Peru
  6. Hotel Lagoon — Colômbia
  7. Summerville Beach Resort — Brasil
  8. The Click Clack Hotel Bogotá — Colômbia
  9. Gran Hotel Ciudad de México — México
  10. Histórico Central Hotel — México
  11. Costa del Sol Wyndham Cusco — Peru
  12. Hillary Nature Resort & Spa — Equador[
  13. Cullinan Hplus Premium — Brasil
  14. Masaya Collection Cayena — Colômbia
  15. Pousada Victoria Villa — Brasil
  16. Tauá Resort Caeté — Brasil
  17. Masaya Medellín — Colômbia
  18. Hotel Villa Lobos — Brasil
  19. Casa Andina Standard Machu Picchu — Peru
  20. Costa del Sol Wyndham Lima City — Peru

Top 20 redes hoteleiras com melhor IRO

Divulgação/Tauá
Rede Tauá detém a melhor reputação on-line entre as cadeias hoteleiras brasileiras que aparecem na lista
Rede Tauá detém a melhor reputação on-line entre as cadeias hoteleiras brasileiras que aparecem na lista

Quando se trata de redes hoteleiras, oito brasileiras figuram entre as 20 com o maior índice de reputação on-line. Veja abaixo a lista completa:

  1. The Click Clack Hotels — Colômbia
  2. Central Hoteles — México
  3. Rede Tauá de Hotéis — Brasil
  4. Rainha Hotéis — Brasil
  5. Masaya Operations — Colômbia
  6. Costa del Sol — Peru
  7. Habitel — Colômbia
  8. Hoteles Plaza El Bosque — Chile
  9. Valiant Hoteles — México
  10. Grupo Armação — Brasil
  11. Safi Royal Luxury Hotels — México
  12. Monreale Hotels — Brasil
  13. Hplus — Brasil
  14. Lummina Hotel — Brasil
  15. Grupo BZ — Brasil
  16. Monte Felice — Brasil
  17. Hoteles Mesaluna — México
  18. Huinid Hoteles — Argentina
  19. Hoteles Dann Medellín — Colômbia
  20. The Somos Group — Colômbia

O estudo também mostra que o Brasil é o País com maior volume de avaliações on-line, com mais de 750 mil.

Divulgação


Entenda o Índice de Reputação On-line (IRO) para Hotéis

O índice é composto por três dimensões-chave que os hoteleiros devem entender e gerenciar para maximizar seus resultados:

  1. Quantidade de Avaliações: um número alto de avaliações gera confiança nos potenciais hóspedes, pois indica que muitas pessoas já tiveram experiências no hotel. Além disso, os algoritmos de plataformas como Google e OTAs favorecem hotéis com mais avaliações, o que melhora a visibilidade on-line;
  2. Classificação das Avaliações: as classificações altas não apenas aumentam a confiança dos futuros hóspedes, mas também têm impacto direto na taxa de ocupação e na receita. Hotéis com melhores notas costumam atrair mais reservas, já que os hóspedes estão dispostos a pagar mais por uma experiência de qualidade;
  3. Resposta às Avaliações (Cobertura): responder às avaliações (tanto positivas quanto negativas) mostra aos hóspedes que suas opiniões são valorizadas e que o hotel está comprometido com a melhoria contínua. Uma resposta bem elaborada pode transformar uma experiência negativa em uma oportunidade de fidelização.

De acordo com a My Hotel, é crucial que os hoteleiros meçam e comparem o IRO do seu hotel com o da concorrência. Entender esses três fatores permitirá não apenas aumentar a receita e consolidar a posição do hotel no mercado, mas também identificar áreas de melhoria para elevar a satisfação do cliente e a visibilidade on-line.

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Karina Cedeño

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Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero em 2011 e com mais de dez anos de experiência em reportagens no setor de Turismo.