Rodrigo Vieira   |   23/10/2025 15:59
Atualizada em 23/10/2025 16:01

Hotelaria brasileira ganha livro sobre direito e bastidores jurídicos

Ana Beatriz Barbosa Ponte propõe uma reflexão sobre as estruturas jurídicas do negócio da hospitalidade

Divulgação

Acaba de ser lançado o livro Direito Hoteleiro, publicação com o intuito de lançar luz sobre os bastidores jurídicos de um setor de cifras bilionárias e reflete as transformações da economia e do comportamento contemporâneo.

A autora Ana Beatriz Barbosa Ponte propõe uma reflexão sobre as estruturas jurídicas que sustentam o negócio da hospitalidade, das franquias internacionais aos condo-hotéis.

"Contratos não são apenas papel — são arquitetura. São bússola. São estratégia", resume Ana Beatriz, que construiu sua trajetória em projetos emblemáticos como Grand Hyatt Barra da Tijuca, Rosewood São Paulo, Palácio Tangará e diversas operações das redes Hilton, Intercontinental e Marriott.

A autora participou da estruturação de Costa do Sauípe e atuou para grandes redes internacionais e investidores institucionais, até tornar-se sócia do Perez & Barros Advogados, com atuação no Rio e em São Paulo.

O livro conta com temas que atravessam o cotidiano do setor: modelos contratuais, licenciamento de marca, convenções condominiais, estruturação de condo-hotéis, compliance, gestão fiscal e implicações jurídicas das redes sociais na hotelaria moderna. O capítulo sobre regulação da CVM para condo-hotéis é um dos destaques.

O lançamento ocorrerá em São Paulo no dia 12 de novembro, das 18h30 às 20h30, na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi, e no Rio de Janeiro em 25 de novembro, a partir das 19h, na Livraria da Travessa do Leblon.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Rodrigo Vieira

Conteúdos por

Rodrigo Vieira

Rodrigo Vieira tem 7200 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Rodrigo Vieira é jornalista com 12 anos de especialização na indústria de Turismo, todo esse tempo orgulhosamente na PANROTAS. Sua maior satisfação profissional é quando, por meio de seu trabalho, ajuda um agente de viagens a obter êxito. Conhece 30 países e ama viajar para o Exterior, mas jamais moraria fora do melhor destino de todos, o Brasilzão.