Luiz Felipe Simões   |   16/12/2025 16:53
Atualizada em 16/12/2025 17:00

O que água com gás, hotelaria e a Catalunya têm a ver? Conheça a história da Vichy Catalán

Empresa fundada em 1881 faturou 186 milhões de euros em 2024 e aposta em hotéis e experiências termais


Divulgação
Embalagens da marca de água mineral Vichy Catalán
Embalagens da marca de água mineral Vichy Catalán

Fundada em 1881 pelo Dr. Furest Roca, a Vichy Catalán é um verdadeiro case de sucesso que atravessou gerações. A história da companhia começou quando o fundador descobriu a nascente de água mineral com gás em Caldes de Malavella (Girona), na Espanha. Essa descoberta foi o ponto de partida tanto para a fábrica de engarrafamento quanto para o spa, que ainda hoje estão em funcionamento.

O Grupo Vichy Catalán, empresa espanhola controlada pela família Renart, registrou resultados financeiros positivos nos últimos anos, com foco em águas minerais, bebidas e hotéis.

Em 2023, o grupo alcançou um faturamento consolidado de 172 milhões de euros, aumento de 16,32% em relação a 2022, e um lucro líquido de 7,5 milhões de euros, alta de 27,13%. Em 2024, os números subiram para 186 milhões de euros (+8%), com lucro líquido de 9,2 milhões de euros (+21%), segundo o Nacional Cat.

A divisão hoteleira, operada pela 1881 Hotels, foi o destaque de crescimento. Em 2023, gerou 6 milhões de euros em receita, aumento de 62% ante 2022, com lucro próximo de 300 mil euros. Em 2024, o faturamento disparou 93%, atingindo 11 milhões de euros, graças a hotéis como o Balneario Vichy Catalán (Caldes de Malavella), Madrid Ventas e Barcelona Gran Roselló.

Mais de 100 anos de história

Quando o Dr. Furest Roca visitava pacientes na região, descobriu em Caldes de Malavella as propriedades medicinais e minerais de uma fonte que brotava livremente. O médico queria que esses benefícios medicinais chegassem ao público em geral e, de fato, o primeiro local onde foram vendidos foi nas farmácias.

O que mudou foi a forma como o grupo trabalha e se comunica: incorporam tecnologia, modernizam processos e conseguem interpretar o mundo contemporâneo sem perder a essência.

Divulgação
Logo da corporação catalã
Logo da corporação catalã

Em 1890, foi registrada a marca "El Vichy Catalan", que foi inspirada no balneário francês Vichy. Em 1900, com investidores cubanos como Bonaventura Blay Milà e outros, fundaram a Sociedade Anónima Vichy Catalan, expandindo as vendas para 200 mil garrafas anuais.

A modernização veio com a chegada dos trens automáticos, que elevaram a produção de 12 para 43 milhões de garrafas por ano. Já na década de 1980, o grupo iniciou o processo de diversificação, adquirindo marcas como Malavella, Font d'Or e outras. Em 1990, criou formalmente o Grupo Vichy Catalan, agrupando essas empresas em Caldes de Malavella e Girona.

Em entrevista exclusiva ao PANROTAS, Irene Renart Montalat, CEO da Vichy Catalán, falou sobre a trajetória da empresa, os desafios do mercado, a expansão internacional e os planos para os próximos anos, incluindo a reforma completa do spa e a chegada da Ryder Cup 2031 à região.

PANROTAS - A Vichy Catalán foi fundada em 1881 e ainda mantém seus laços com Caldes de Malavella. Como a empresa equilibra tradição e inovação em um setor tão competitivo?

Irene Renart Montalat - Trabalhando, trabalhando e trabalhando, lutando dia após dia, com a mesma paixão do início. Temos muita clareza de que a evolução está em honrar a tradição e que é a partir desse ponto que podemos entender o presente e identificar novas oportunidades. Não há contradição entre tradição e inovação, a essência é sempre a mesma: oferecer um produto de alta qualidade que seja bom para as pessoas. A Vichy Catalán não apenas mantém viva sua tradição, mas a transforma em uma força impulsionadora para a inovação.

PANROTAS - Quais foram os momentos mais decisivos na trajetória da marca que moldaram o que ela é hoje?

IRM - A história da Vichy Catalán corre paralela à da Espanha. A empresa foi fundada no final do século XIX, em plena época do Modernismo Catalão. A Guerra Civil provocou uma profunda convulsão, e foi somente na década de 1950 que recuperamos o embalo, expandindo e modernizando as instalações.

Na década de 1980, adquirimos outras marcas de água mineral premium, nos tornando a empresa líder no setor de água na Espanha. No final dos anos 90, lançamos a Aquablue, dedicada à entrega em domicílio de bebedouros. A crise global de 2010 revelou-se um ponto de virada, pois conseguimos inovar com novas embalagens e produtos. A pandemia da Covid-19 foi outro baque, mas na empresa temos a certeza de que enfrentaremos todos os desafios juntos. Cada passo foi uma adaptação em seu tempo, mas sempre em todos os passos preservamos nossos valores.

Divulgação
Água mineral possui propriedades medicinais
Água mineral possui propriedades medicinais

PANROTAS - O setor está enfrentando novas categorias, como águas com gás aromatizadas, águas funcionais ou águas enriquecidas com vitaminas. A Vichy Catalán vê oportunidades nesses nichos?

IRM - A pureza da fonte termal é intocável em sua forma mais genuína, mas isso não nos impede de inovar. Desde 2012, começamos a participar e liderar várias linhas: Vichy Catalan Sabores, uma linha de águas com sabores naturais, com gás, sem açúcar e sem corantes; Vichy Catalan Fruit, com suco de fruta, com gás e sem açúcar; e até uma Água Tônica Premium com um toque subtil de tangerina. O que torna estes produtos especiais é o fato de serem todos elaborados com água mineral. Nosso departamento de pesquisa trabalha constantemente explorando novas possibilidades.

PANROTAS - Como o mercado espanhol se compara a outros mercados onde a Vichy Catalán já opera ou planeja expandir?

IRM - A Espanha é onde somos mais conhecidos. As pessoas conhecem e lembram da marca de forma muito positiva, até com carinho. Devido ao grande número de turistas, muitas pessoas nos conhecem por causa de suas viagens para a Espanha. O consumo per capita está aumentando em todo o mundo. Nosso preço é o certo e está relacionado aos custos e à qualidade do produto. Não temos intenção de banalizar nosso produto, nem de esgotar o aquífero. As coisas têm um valor, e é justo que ele seja apreciado.

O mercado espanhol de água com gás é relativamente jovem em comparação com outros países europeus. Nos últimos anos, o consumo aumentou de aproximadamente 5% para 8% do total de água engarrafada na Espanha. Mas ainda há um longo caminho: na Alemanha, a água com gás representa cerca de 60% do consumo total. Onde quer que vamos, fazemos crescer a categoria, porque, uma vez que os consumidores experimentam a Vichy Catalán, vão reconhecê-la sempre.

PANROTAS - A sustentabilidade é hoje um pilar essencial no setor das bebidas. Quais são as principais iniciativas da Vichy Catalán nesta área?

IRM -Para nós, a sustentabilidade é uma forma de demonstrar gratidão. Gratidão pela água, pela terra e pelo meio ambiente, que nos dá a nossa identidade. Medidas concretas, como melhorar a eficiência energética, reduzir o impacto dos materiais, a gestão responsável dos recursos térmicos e o cumprimento rigoroso de todas as regulamentações, fazem parte do nosso trabalho diário.

O outro lado, o mais profundo, é quase espiritual: cuidar do que herdamos para que continue com excelência. Quando uma empresa possui um tesouro natural como uma fonte termal, o correto é respeitá-lo. Mantemos um equilíbrio entre progresso e preservação.

PANROTAS - Quais são os principais mercados internacionais que a Vichy Catalán pretende consolidar nos próximos anos? Existem planos específicos para a América Latina?

IRM - A melhor estratégia internacional é encontrar bons distribuidores locais, profissionais que conheçam o território, que acreditem no produto e que estejam dispostos a trabalhar nele de forma exaustiva. Nosso modelo sempre se baseou na colaboração e na confiança. A América Latina é muito próxima de nós, tanto cultural quanto emocionalmente, porque compartilhamos valores e a forma de ver a vida.

Estamos no México, Porto Rico, República Dominicana, Costa Rica e na ilha de Saint Martin, e continuamos a trabalhar para chegar a outros países. Cada novo mercado é uma oportunidade para apresentar as nossas origens mediterrânicas e a nossa forma de entender o bem-estar.

Divulgação

PANROTAS - A marca "1881 by Vichy Catalan" também está presente no setor hoteleiro. Como surgiu essa diversificação e qual é a estratégia para esse negócio dentro do grupo?

IRM - A origem dessa diversificação é, de certa forma, um retorno ao início. O Dr. Furest já havia imaginado, no final do século XIX, um modelo que unisse saúde e hospitalidade sob o mesmo teto. O projeto nasceu do nosso diretor executivo, Joan B. Renart Montalat, um hoteleiro apaixonado que viu neste campo uma continuação natural dos nossos valores desde a fundação da Vichy Catalán. Assim, nasceu uma coleção de hotéis: 1881 Balneario Vichy Catalán, 1881 Madrid Ventas e 1881 Gran Rosselló Barcelona, que esperamos expandir no futuro. É um projeto impulsionado tanto pela paixão quanto pela visão estratégica e o crescimento do Turismo na Espanha nos últimos anos contribuiu decisivamente para o seu sucesso.

PANROTAS - Os hotéis e o spa são muito mais do que um negócio, eles representam uma experiência física da marca. Há planos para expandir esse conceito para outras cidades termais ou destinos internacionais?

IRM - O conceito da 1881 Hotels baseia-se em oferecer ao viajante a melhor recepção possível. Gostaríamos que fosse reconhecida como a cadeia com o melhor atendimento ao cliente, aquele lugar onde você sempre se sente bem. Estamos estudando ativamente novos projetos: hotéis que já estão em operação, de preferência quatro ou cinco estrelas, e localizados em cidades ou territórios com apelo turístico. Consideramos várias fórmulas, desde aquisição a arrendamento ou outros modelos de parceria, mas sempre com sentido e responsabilidade. Não queremos crescer pelo crescimento, queremos crescer bem.

Divulgação
Uma das piscinas do Spa do Hotel Balneário Vichy Catalán
Uma das piscinas do Spa do Hotel Balneário Vichy Catalán

PANROTAS - A experiência no spa é quase como um "templo de marca". Qual é o papel do bem-estar e da saúde na construção do valor emocional da Vichy Catalán?

IRM - O bem-estar está no centro da nossa identidade. Para nós, o bem-estar não é uma moda passageira: é uma filosofia. Muitas pessoas na Catalunha lembram-se de beber Vichy Catalán quando eram crianças, quando a avó dava a água para beber quando tinham dores de estômago. Outras lembram de vir ao spa para celebrações familiares, para férias… faz parte da memória coletiva. Tornou-se tão emblemático que a marca se tornou geracional e as pessoas não pedem água com gás, mas sim Vichy Catalán.

No spa, essa ideia se traduz em experiências concretas: piscinas naturais terapêuticas cobertas, uma grande piscina ao ar livre cercada por jardins, massagens, tratamentos faciais e corporais, programas de relaxamento e até mesmo uma culinária termal que incorpora a água em pratos. Também oferecemos visitas à fábrica de engarrafamento, a poucos minutos do hotel, para fechar o ciclo. Tudo isso cria uma forte conexão emocional.

A localização estratégica também permite visitar muitos lugares interessantes. A partir de Caldes de Malavella, é fácil chegar ao Camí de Ronda em S'Agaró, de onde se pode apreciar a Costa Brava mais autêntica, a cidade de Girona, com seu centro histórico, e as vilas medievais do Baix Empordà. O resort termal fica a uma hora de carro de Barcelona, a menos de trinta minutos da costa da Costa Brava e a vinte minutos de Girona.

PANROTAS - Como presidente, quais são as principais transformações que gostaria de promover no grupo nos próximos cinco anos?

IRM - Nosso negócio está organizado em torno de três linhas principais: Premium Mix Group, dedicada à comercialização de água e bebidas; Aquablue, especializada em serviços de água; e 1881 Hotels, nossa divisão hoteleira. Temos planos de expansão e melhoria de serviços para todas as três.

No momento, o projeto mais urgente é a reforma completa do spa Vichy Catalán, que ocorrerá durante o inverno de 2026-27 e será concluída antes do verão de 2027. Trata-se de uma renovação completa, projetada com respeito pela história do edifício e pela arquitetura modernista. Também esperamos abrir um museu dedicado à água mineral dentro do hotel, com mais de 7 mil garrafas da prestigiada coleção Oliver-Rodés. Esta renovação coincide com a Ryder Cup 2031, a prestigiada competição internacional de golfe, que será realizada a apenas um quilômetro e meio do spa. Será uma oportunidade única para mostrar que a Catalunha não brilha apenas por sua arte ou gastronomia, mas também por sua tradição termal e hospitalidade.

A médio e longo prazo, gostaria de reforçar a solidez financeira do grupo, crescer de forma sustentável e que tanto os nossos funcionários como os nossos clientes se sintam felizes por fazer parte da Vichy Catalán.

Divulgação
Fachada do hotel
Fachada do hotel

PANROTAS - Vivemos numa era em que as marcas autênticas e orientadas para um propósito estão ganhando relevância. Qual é o propósito central da Vichy Catalán hoje em dia, para além da saúde e do bem-estar?

IRM - A Vichy Catalán tem a ver com saúde e bem-estar, mas se tivesse de ir mais além, diria que gostaria que fosse uma empresa humana. Humanidade é uma forma de agir que não se opõe à eficiência ou ao lucro econômico. Pelo contrário: ela os reforça. Este é o nosso propósito: ser fiel à nossa essência, oferecendo produtos com valor agregado, cuidando das pessoas, do meio ambiente e da terra, e garantindo que nossa atividade tenha um impacto positivo. Queremos demonstrar que humanidade e progresso podem, e devem, andar de mãos dadas.

PANROTAS - Se tivesse que descrever o futuro da marca em uma única palavra, qual seria e por quê?

IRM - Gás. Nós vamos "com todo gás para adiante". É a nossa origem e o nosso futuro. Porque essa água com gás é única e queremos preservá-la, valorizá-la e continuar compartilhando seus benefícios, tanto medicinais quanto prazerosos. Em torno dessa água, podem nascer novas iniciativas, ideias e projetos que são bons para todos. Estamos avançando a todo o vapor com a emoção de um novo começo, com a mesma energia que impulsiona a Vichy Catalán desde 1881.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Luiz Felipe Simões

Conteúdos por

Luiz Felipe Simões

Luiz Felipe Simões tem 701 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela ESPM-SP, Luiz Felipe Simões já atuou em diversas áreas da comunicação, da assessoria de imprensa às agências de publicidade. Com passagem pelo Estadão Investidor, o jornalista tem experiência na cobertura de temas como finanças e investimentos. Atualmente, é responsável pela produção de branded contents, pelas redes sociais e por algumas funções de repórter