O que água com gás, hotelaria e a Catalunya têm a ver? Conheça a história da Vichy Catalán
Empresa fundada em 1881 faturou 186 milhões de euros em 2024 e aposta em hotéis e experiências termais

Fundada em 1881 pelo Dr. Furest Roca, a Vichy Catalán é um verdadeiro case de sucesso que atravessou gerações. A história da companhia começou quando o fundador descobriu a nascente de água mineral com gás em Caldes de Malavella (Girona), na Espanha. Essa descoberta foi o ponto de partida tanto para a fábrica de engarrafamento quanto para o spa, que ainda hoje estão em funcionamento.
O Grupo Vichy Catalán, empresa espanhola controlada pela família Renart, registrou resultados financeiros positivos nos últimos anos, com foco em águas minerais, bebidas e hotéis.
Em 2023, o grupo alcançou um faturamento consolidado de 172 milhões de euros, aumento de 16,32% em relação a 2022, e um lucro líquido de 7,5 milhões de euros, alta de 27,13%. Em 2024, os números subiram para 186 milhões de euros (+8%), com lucro líquido de 9,2 milhões de euros (+21%), segundo o Nacional Cat.
A divisão hoteleira, operada pela 1881 Hotels, foi o destaque de crescimento. Em 2023, gerou 6 milhões de euros em receita, aumento de 62% ante 2022, com lucro próximo de 300 mil euros. Em 2024, o faturamento disparou 93%, atingindo 11 milhões de euros, graças a hotéis como o Balneario Vichy Catalán (Caldes de Malavella), Madrid Ventas e Barcelona Gran Roselló.
Mais de 100 anos de história
Quando o Dr. Furest Roca visitava pacientes na região, descobriu em Caldes de Malavella as propriedades medicinais e minerais de uma fonte que brotava livremente. O médico queria que esses benefícios medicinais chegassem ao público em geral e, de fato, o primeiro local onde foram vendidos foi nas farmácias.
O que mudou foi a forma como o grupo trabalha e se comunica: incorporam tecnologia, modernizam processos e conseguem interpretar o mundo contemporâneo sem perder a essência.

Em 1890, foi registrada a marca "El Vichy Catalan", que foi inspirada no balneário francês Vichy. Em 1900, com investidores cubanos como Bonaventura Blay Milà e outros, fundaram a Sociedade Anónima Vichy Catalan, expandindo as vendas para 200 mil garrafas anuais.
A modernização veio com a chegada dos trens automáticos, que elevaram a produção de 12 para 43 milhões de garrafas por ano. Já na década de 1980, o grupo iniciou o processo de diversificação, adquirindo marcas como Malavella, Font d'Or e outras. Em 1990, criou formalmente o Grupo Vichy Catalan, agrupando essas empresas em Caldes de Malavella e Girona.
Em entrevista exclusiva ao PANROTAS, Irene Renart Montalat, CEO da Vichy Catalán, falou sobre a trajetória da empresa, os desafios do mercado, a expansão internacional e os planos para os próximos anos, incluindo a reforma completa do spa e a chegada da Ryder Cup 2031 à região.
PANROTAS - A Vichy Catalán foi fundada em 1881 e ainda mantém seus laços com Caldes de Malavella. Como a empresa equilibra tradição e inovação em um setor tão competitivo?
Irene Renart Montalat - Trabalhando, trabalhando e trabalhando, lutando dia após dia, com a mesma paixão do início. Temos muita clareza de que a evolução está em honrar a tradição e que é a partir desse ponto que podemos entender o presente e identificar novas oportunidades. Não há contradição entre tradição e inovação, a essência é sempre a mesma: oferecer um produto de alta qualidade que seja bom para as pessoas. A Vichy Catalán não apenas mantém viva sua tradição, mas a transforma em uma força impulsionadora para a inovação.
PANROTAS - Quais foram os momentos mais decisivos na trajetória da marca que moldaram o que ela é hoje?
IRM - A história da Vichy Catalán corre paralela à da Espanha. A empresa foi fundada no final do século XIX, em plena época do Modernismo Catalão. A Guerra Civil provocou uma profunda convulsão, e foi somente na década de 1950 que recuperamos o embalo, expandindo e modernizando as instalações.
Na década de 1980, adquirimos outras marcas de água mineral premium, nos tornando a empresa líder no setor de água na Espanha. No final dos anos 90, lançamos a Aquablue, dedicada à entrega em domicílio de bebedouros. A crise global de 2010 revelou-se um ponto de virada, pois conseguimos inovar com novas embalagens e produtos. A pandemia da Covid-19 foi outro baque, mas na empresa temos a certeza de que enfrentaremos todos os desafios juntos. Cada passo foi uma adaptação em seu tempo, mas sempre em todos os passos preservamos nossos valores.

PANROTAS - O setor está enfrentando novas categorias, como águas com gás aromatizadas, águas funcionais ou águas enriquecidas com vitaminas. A Vichy Catalán vê oportunidades nesses nichos?
IRM - A pureza da fonte termal é intocável em sua forma mais genuína, mas isso não nos impede de inovar. Desde 2012, começamos a participar e liderar várias linhas: Vichy Catalan Sabores, uma linha de águas com sabores naturais, com gás, sem açúcar e sem corantes; Vichy Catalan Fruit, com suco de fruta, com gás e sem açúcar; e até uma Água Tônica Premium com um toque subtil de tangerina. O que torna estes produtos especiais é o fato de serem todos elaborados com água mineral. Nosso departamento de pesquisa trabalha constantemente explorando novas possibilidades.
PANROTAS - Como o mercado espanhol se compara a outros mercados onde a Vichy Catalán já opera ou planeja expandir?
IRM - A Espanha é onde somos mais conhecidos. As pessoas conhecem e lembram da marca de forma muito positiva, até com carinho. Devido ao grande número de turistas, muitas pessoas nos conhecem por causa de suas viagens para a Espanha. O consumo per capita está aumentando em todo o mundo. Nosso preço é o certo e está relacionado aos custos e à qualidade do produto. Não temos intenção de banalizar nosso produto, nem de esgotar o aquífero. As coisas têm um valor, e é justo que ele seja apreciado.
O mercado espanhol de água com gás é relativamente jovem em comparação com outros países europeus. Nos últimos anos, o consumo aumentou de aproximadamente 5% para 8% do total de água engarrafada na Espanha. Mas ainda há um longo caminho: na Alemanha, a água com gás representa cerca de 60% do consumo total. Onde quer que vamos, fazemos crescer a categoria, porque, uma vez que os consumidores experimentam a Vichy Catalán, vão reconhecê-la sempre.
PANROTAS - A sustentabilidade é hoje um pilar essencial no setor das bebidas. Quais são as principais iniciativas da Vichy Catalán nesta área?
IRM -Para nós, a sustentabilidade é uma forma de demonstrar gratidão. Gratidão pela água, pela terra e pelo meio ambiente, que nos dá a nossa identidade. Medidas concretas, como melhorar a eficiência energética, reduzir o impacto dos materiais, a gestão responsável dos recursos térmicos e o cumprimento rigoroso de todas as regulamentações, fazem parte do nosso trabalho diário.
O outro lado, o mais profundo, é quase espiritual: cuidar do que herdamos para que continue com excelência. Quando uma empresa possui um tesouro natural como uma fonte termal, o correto é respeitá-lo. Mantemos um equilíbrio entre progresso e preservação.
PANROTAS - Quais são os principais mercados internacionais que a Vichy Catalán pretende consolidar nos próximos anos? Existem planos específicos para a América Latina?
IRM - A melhor estratégia internacional é encontrar bons distribuidores locais, profissionais que conheçam o território, que acreditem no produto e que estejam dispostos a trabalhar nele de forma exaustiva. Nosso modelo sempre se baseou na colaboração e na confiança. A América Latina é muito próxima de nós, tanto cultural quanto emocionalmente, porque compartilhamos valores e a forma de ver a vida.
Estamos no México, Porto Rico, República Dominicana, Costa Rica e na ilha de Saint Martin, e continuamos a trabalhar para chegar a outros países. Cada novo mercado é uma oportunidade para apresentar as nossas origens mediterrânicas e a nossa forma de entender o bem-estar.

PANROTAS - A marca "1881 by Vichy Catalan" também está presente no setor hoteleiro. Como surgiu essa diversificação e qual é a estratégia para esse negócio dentro do grupo?
IRM - A origem dessa diversificação é, de certa forma, um retorno ao início. O Dr. Furest já havia imaginado, no final do século XIX, um modelo que unisse saúde e hospitalidade sob o mesmo teto. O projeto nasceu do nosso diretor executivo, Joan B. Renart Montalat, um hoteleiro apaixonado que viu neste campo uma continuação natural dos nossos valores desde a fundação da Vichy Catalán. Assim, nasceu uma coleção de hotéis: 1881 Balneario Vichy Catalán, 1881 Madrid Ventas e 1881 Gran Rosselló Barcelona, que esperamos expandir no futuro. É um projeto impulsionado tanto pela paixão quanto pela visão estratégica e o crescimento do Turismo na Espanha nos últimos anos contribuiu decisivamente para o seu sucesso.
PANROTAS - Os hotéis e o spa são muito mais do que um negócio, eles representam uma experiência física da marca. Há planos para expandir esse conceito para outras cidades termais ou destinos internacionais?
IRM - O conceito da 1881 Hotels baseia-se em oferecer ao viajante a melhor recepção possível. Gostaríamos que fosse reconhecida como a cadeia com o melhor atendimento ao cliente, aquele lugar onde você sempre se sente bem. Estamos estudando ativamente novos projetos: hotéis que já estão em operação, de preferência quatro ou cinco estrelas, e localizados em cidades ou territórios com apelo turístico. Consideramos várias fórmulas, desde aquisição a arrendamento ou outros modelos de parceria, mas sempre com sentido e responsabilidade. Não queremos crescer pelo crescimento, queremos crescer bem.

PANROTAS - A experiência no spa é quase como um "templo de marca". Qual é o papel do bem-estar e da saúde na construção do valor emocional da Vichy Catalán?
IRM - O bem-estar está no centro da nossa identidade. Para nós, o bem-estar não é uma moda passageira: é uma filosofia. Muitas pessoas na Catalunha lembram-se de beber Vichy Catalán quando eram crianças, quando a avó dava a água para beber quando tinham dores de estômago. Outras lembram de vir ao spa para celebrações familiares, para férias… faz parte da memória coletiva. Tornou-se tão emblemático que a marca se tornou geracional e as pessoas não pedem água com gás, mas sim Vichy Catalán.
No spa, essa ideia se traduz em experiências concretas: piscinas naturais terapêuticas cobertas, uma grande piscina ao ar livre cercada por jardins, massagens, tratamentos faciais e corporais, programas de relaxamento e até mesmo uma culinária termal que incorpora a água em pratos. Também oferecemos visitas à fábrica de engarrafamento, a poucos minutos do hotel, para fechar o ciclo. Tudo isso cria uma forte conexão emocional.
A localização estratégica também permite visitar muitos lugares interessantes. A partir de Caldes de Malavella, é fácil chegar ao Camí de Ronda em S'Agaró, de onde se pode apreciar a Costa Brava mais autêntica, a cidade de Girona, com seu centro histórico, e as vilas medievais do Baix Empordà. O resort termal fica a uma hora de carro de Barcelona, a menos de trinta minutos da costa da Costa Brava e a vinte minutos de Girona.
PANROTAS - Como presidente, quais são as principais transformações que gostaria de promover no grupo nos próximos cinco anos?
IRM - Nosso negócio está organizado em torno de três linhas principais: Premium Mix Group, dedicada à comercialização de água e bebidas; Aquablue, especializada em serviços de água; e 1881 Hotels, nossa divisão hoteleira. Temos planos de expansão e melhoria de serviços para todas as três.
No momento, o projeto mais urgente é a reforma completa do spa Vichy Catalán, que ocorrerá durante o inverno de 2026-27 e será concluída antes do verão de 2027. Trata-se de uma renovação completa, projetada com respeito pela história do edifício e pela arquitetura modernista. Também esperamos abrir um museu dedicado à água mineral dentro do hotel, com mais de 7 mil garrafas da prestigiada coleção Oliver-Rodés. Esta renovação coincide com a Ryder Cup 2031, a prestigiada competição internacional de golfe, que será realizada a apenas um quilômetro e meio do spa. Será uma oportunidade única para mostrar que a Catalunha não brilha apenas por sua arte ou gastronomia, mas também por sua tradição termal e hospitalidade.
A médio e longo prazo, gostaria de reforçar a solidez financeira do grupo, crescer de forma sustentável e que tanto os nossos funcionários como os nossos clientes se sintam felizes por fazer parte da Vichy Catalán.

PANROTAS - Vivemos numa era em que as marcas autênticas e orientadas para um propósito estão ganhando relevância. Qual é o propósito central da Vichy Catalán hoje em dia, para além da saúde e do bem-estar?
IRM - A Vichy Catalán tem a ver com saúde e bem-estar, mas se tivesse de ir mais além, diria que gostaria que fosse uma empresa humana. Humanidade é uma forma de agir que não se opõe à eficiência ou ao lucro econômico. Pelo contrário: ela os reforça. Este é o nosso propósito: ser fiel à nossa essência, oferecendo produtos com valor agregado, cuidando das pessoas, do meio ambiente e da terra, e garantindo que nossa atividade tenha um impacto positivo. Queremos demonstrar que humanidade e progresso podem, e devem, andar de mãos dadas.
PANROTAS - Se tivesse que descrever o futuro da marca em uma única palavra, qual seria e por quê?
IRM - Gás. Nós vamos "com todo gás para adiante". É a nossa origem e o nosso futuro. Porque essa água com gás é única e queremos preservá-la, valorizá-la e continuar compartilhando seus benefícios, tanto medicinais quanto prazerosos. Em torno dessa água, podem nascer novas iniciativas, ideias e projetos que são bons para todos. Estamos avançando a todo o vapor com a emoção de um novo começo, com a mesma energia que impulsiona a Vichy Catalán desde 1881.