Renato Machado   |   01/11/2018 13:00

Hotéis e PM se unem em ação preventiva em Balneário Camboriú

A Rede de Segurança da Hotelaria é uma estratégia pautada na filosofia de polícia comunitária.

Divulgação/Balneário Camboriú CVB
Os oficiais Denício, Evaldo e Pigozzi, do 12° Batalhão da Policia Militar de Santa Catarina com a presidente do Convention Bureau, Ana Maria dos Santos
Os oficiais Denício, Evaldo e Pigozzi, do 12° Batalhão da Policia Militar de Santa Catarina com a presidente do Convention Bureau, Ana Maria dos Santos
O Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e o 12º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina desenvolveram uma ação conjunta focada no público turístico para a troca de informações e aprimoramento da atuação policial na região.

Visando facilitar o contato com os policiais, a Rede de Segurança da Hotelaria “é uma estratégia pautada na filosofia de polícia comunitária, em que uma rede organizada entre os proprietários, chefes de recepção dos hotéis e a Polícia Militar se reúne em um grupo de aplicativo de conversa para trocar informações e acelerar os processos das ocorrências”, explica o CVB em nota.

A ação não prevê nenhum gasto por parte dos hoteleiros, que ainda recebem um treinamento de postura, consulta de reincidentes e uma lista de regras sobre as funcionalidades do grupo. “Queremos que os hotéis sejam os olhos e os porta-vozes das ocorrências, para facilitar a nossa chegada aos locais e até mesmo prevenir alguns crimes que acontecem com frequência na temporada”, afirmou o Tenete Pigozzi, do 12º BPM e coordenador do projeto. “É um trabalho complexo de centralização das informações, mas que com certeza beneficiará ambos os lados.”

A Rede de Segurança da Hotelaria será coordenada pela central de ocorrência do 12º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina. Os hotéis que tiverem aderido ao programa poderão instalar placas do projeto em suas propriedades. A polícia pede ainda que os hotéis mantenham câmeras de segurança externas para auxiliar nos processos, identificando faces e placas de automóveis.

A presidente do Balneário Camboriú CVB, Ana Maria dos Santos, destaca a tranquilidade e segurança do destino, mas reforça a necessidade de voltar os olhos para o bem-estar dos visitantes. “Nossa hotelaria se compromete a ajudar a Polícia Militar no que for preciso. Sabemos o que município tem dinamismo suficiente para agir com maior eficácia nessas situações. O bureau acredita que o pioneirismo deste projeto no Estado fará de Balneário Camboriú referência também em segurança no País”, completa.

Os hotéis que tiverem interesse em participar do projeto devem entrar em contato com o Convention Bureau pelo e-mail contato@visitebc.com.br

Tópicos relacionados