Grupo Iberostar cria projeto de inteligência de dados
Projeto da rede hoteleira é realizado em parceria com Minsait, uma empresa do grupo Indra.

Além disso, a nova unidade de dados está melhorando a eficiência da própria companhia, gerenciando mais de cem solicitações por semana e trazendo mais satisfação aos colaboradores.
O trabalho feito para alcançar tais objetivos tem contornos inéditos para o grupo hoteleiro. O esforço está focado em desenvolver uma cultura organizacional orientada pela governança de dados. Nesse sentido foi criado um conselho conjunto para o desenvolvimento do projeto e a integração de processos, resultando em um ecossistema aberto em que diferentes colaboradores podem contribuir com novos cases de negócios.
O projeto se enquadra no que a companhia chama de "quatro passos essenciais" para companhias sobreviverem com sucesso ao caos gerado pela pandemia. Os passos integrantes desse projeto são:
- Foco na estratégia de negócios: repensar o próprio modelo de negócio e a proposta de valor a que se propõe a cumprir. A hora também é de tirar projetos da gaveta e fazer testes com consumidores, usando metodologia ágil
- Comunicação: Fortalecer o posicionamento de marca, construir ofertas personalizadas, trazer flexibilidade nas ofertas e incentivar compras com descontos
- Canais: adaptar canais para novos padrões de usabilidade, otimizar a presença em sites de busca, reduzir custos de distribuição
- Clientes: Trazer estratégias centralizadas no consumidor, com análise e conhecimento a respeito de quem compra, comunicação e experiência personalizadas, constante avaliação e feedback para aprimorar a relação com clientes.
"O momento é de ter empatia, cuidar para aumentar a visibilidade e estar preparado para rápidas mudanças são conceitos essenciais para ter em mente durante esse período", afirma o head de Indústria e Consumo da Minsait no Brasil, Marcelo Bernardino.