Beatrice Teizen   |   10/12/2024 19:41

Como as inovações estão impactando na distribuição hoteleira?

Letsbook, Lighthouse e Omnibees trouxeram seus pontos de vista em painel no Innovati.On Travel, da Onfly

PANROTAS / Emerson Souza
Ricardo Souza, da Lighthouse, Ana Carolina Fusquine, da Letsbook, Marcus Nunes, da Onfly e que moderou o painel, e Luis Ferrinho, da Omnibees
Ricardo Souza, da Lighthouse, Ana Carolina Fusquine, da Letsbook, Marcus Nunes, da Onfly e que moderou o painel, e Luis Ferrinho, da Omnibees

Como as inovações na distribuição de serviços hoteleiros estão impactando o setor? Letsbook, Lighthouse e Omnibees trouxeram seus pontos de vista sobre o assunto em painel no Innovati.On Travel, primeira edição do evento da Onfly, realizada em São Paulo nesta terça-feira (10).

“Os hotéis independentes são os que concorrem entre si, e não com os que têm o poder de uma bandeira por trás. E quando este hotel cria uma tecnologia a seu favor, com um marketing digital bem feito, com site, ecommerce, CRM, ele baterá de igual com os grandes hotéis. Estas propriedades menores têm uma participação muito mais agressiva em relação aos canais diretos, com um share de venda direta maior que as redes. E esta é a preferência do viajante, comprar pelo canal direto. Ele só espera que os hotéis estejam preparados com o básico", pontua a vice-presidente da Letsbook, Ana Carolina Fusquine.

O team leader da Lighthouse, Ricardo Souza, complementa citando a questão da consolidação de canais, ocorrida há cerca de oito anos. Com novos canais surgindo e maior capacidade de os hotéis distribuírem seu conteúdo, surgiram muitos players.

“E agora estamos em um momento parecido, mas não de consolidação de canais e, sim, de dados. Ainda temos na hotelaria global dados dispersos em diferentes ferramentas. Isso faz com que diferentes equipes trabalhem de forma isolada. São diferentes fontes de dados que precisam ser consolidados, mas, se você consolida, você cria uma fonte de dados tão grande que é difícil analisar. É um desafio", diz Souza.

O presidente da Omnibees, Luis Ferrinho, acrescenta com seu ponto de vista sobre a inteligência artificial. As tecnologias com IA não são feitas pela Omnibees, por exemplo, mas são utilizadas pela empresa para agregar valor ao cliente.

“O grande negócio da Omnibees foi entender o que o cliente precisava, desenvolver e, quando não desenvolvíamos, adquirir de parceiros. A distribuição hoteleira é complexa, por isso, quanto mais básico fizermos nosso trabalho e facilitarmos, melhor será para o hoteleiro", conclui.

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