Juliana Monaco   |   08/04/2021 13:09
Atualizada em 08/04/2021 13:12

Rio CVB quer consolidar cidade como destino LGBTQ+ no pós-pandemia

Em parceria com a Câmara LGBT, o Rio CVB planeja acelerar a criação de novos negócios para o segmento


Para 2022, a ideia é atrair para a cidade festivais de cultura, gastronomia e turismo LGBTQ+
Para 2022, a ideia é atrair para a cidade festivais de cultura, gastronomia e turismo LGBTQ+
Uma vez passada a fase crítica da pandemia de covid-19, hotéis, shoppings, bares e restaurantes do Rio de Janeiro vão adotar medidas para promover o Turismo LGBTQ+ na cidade, a fim de consolidá-la como destino atraente para este público. É o que o prevê o plano de ação do Rio Convention e Visitors Bureau (Rio CVB) e da Câmara de Comércio e Turismo LGBT no Brasil.

Além de incentivar ações de cidadania e respeito à diversidade, o objetivo é acelerar a criação de novos negócios direcionados ao segmento, no qual o Rio se destaca, tanto no cenário nacional quanto internacional. O acordo do Rio CVB com a Câmara de Comércio e Turismo LGBT prevê ainda sensibilização e treinamento para que o setor amplie as vagas para pessoas LGBTQ+ no trade turístico. Outras entidades e parceiros serão incorporados no programa de capacitação.

"O Rio já é um destino LGBTQIA+ atraente há muitos anos. O que queremos é incrementar isso, mostrar que a cidade acolhe bem todo mundo, e tem muito a oferecer. É um público que nos interessa cada vez mais, que tem potencial para a geração de novos negócios, e que merece ser recebido da melhor forma possível pelos cariocas", disse a diretora-executiva do Rio CVB, Roberta Werner.

Em outra frente, estão sendo mapeadas feiras que possam ajudar na divulgação do Rio como parte da rota turística LGBTQ+, além de press trips e fam tours. A identificação de outros destinos nacionais com perfil parecido e de hábitos de consumo do público-alvo é mais um foco das entidades. As empresas do setor que se engajarem em ações voltadas à diversidade poderão ainda ser reconhecidas com um selo desenvolvido pela Câmara de Comércio e Turismo LGBT. Para 2022, a ideia é atrair para a cidade do Rio festivais de cultura, gastronomia e turismo, como os já realizados em Israel e na Alemanha.

"É urgente uma pesquisa sobre os hábitos de consumos da comunidade LGBTI+ no Brasil. Para poder atender de maneira correta qualquer segmento é preciso primeiro o conhecimento do mesmo. Por isso, junto com o RIO CVB vamos buscar parceiros que possam nos ajudar a financiar mais esse projeto ambicioso da Câmara LGBT", explica o diretor de Turismo da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, Otavio Furtado.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Juliana Monaco

Juliana Monaco tem 2047 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS