Artur Luiz Andrade   |   17/03/2025 15:28
Atualizada em 17/03/2025 16:48

Pátria Consolidadora inicia nova fase, sob comando de Daniel Toledo, ex-Frontur; entenda

Empresa tem André Dentzien como diretor e promete uma empresa raiz, próxima do agente de viagens

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Daniel Toledo, no Turismo desde os 21 anos, aos 38 comanda a Pátria Consolidadora, que comprou no final de 2024
Daniel Toledo, no Turismo desde os 21 anos, aos 38 comanda a Pátria Consolidadora, que comprou no final de 2024

A Pátria Consolidadora, fundada há 20 anos por Nino Bellini, empresário conhecido no mercado mineiro, desde sua época de Vasp, tem novo dono desde o final de 2024: Daniel Toledo comprou a empresa e agora relança a Pátria como uma consolidadora nacional, com foco em atendimento personalizado.

“Não vamos inventar a roda. Vamos focar em atendimento raiz, o agente de viagens vai ligar e vamos responder. Nosso atendimento já é 24 horas e, além dos times da antiga Frontur Consolidadora e da Pátria, estamos trazendo profissionais de renome no mercado”, disse ele à PANROTAS.

Daniel Toledo

Com a mudança, a Frontur deixa de atuar como consolidadora, continuando como uma agência de viagens sediada em Foz do Iguaçu. A consolidadora em Minas Gerais era uma sociedade, via representação, de Daniel Toledo com sua “tia” (de consideração) Ademilde Morales.

“Cheguei pra ela e disse que tinha um sonho de ter minha própria consolidadora, com meu Iata próprio, e não funcionar mais como um representante ou subconsolidador. Ela entendeu, foi super amigável e decidimos que a marca Frontur, como consolidadora, deixa de existir, mas continua como agência em Foz do Iguaçu. Toda a equipe e a carteira da Frontur Consolidadora migram para a Pátria, que nessa nova fase já começa com mais de 50 colaboradores e bases em Belo Horizonte e São Paulo, além de dois executivos em Maceió e no Rio de Janeiro”, explica Toledo.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Daniel Toledo e André Dentzien
Daniel Toledo e André Dentzien

De Foz para BH

Sua ligação com a família dona da Frontur vem de quando seu pai, Sérgio Toledo, e sua mãe, Ivonete, trabalhavam na Vasp em Foz do Iguaçu. Sérgio Toledo fez carreira na companhia aérea e depois na Tam, e ingressou na consolidação ao abrir a filial da Rextur (ainda sem Advance) em Belo Horizonte, em 2008, mesmo ano em que faleceu vítima de um câncer.

Daniel passou então por uma mentoria dia a dia com Moacir Barbosa, que passou a tocar a Rextur em BH. E só deixou a empresa, da qual era sócio, com a venda da RexturAdvance para a CVC Corp.

Em 2015, incentivado por Moacir, que havia saído da RA, e com o entusiasmo de Ademilde Morales, passou a representar a Frontur em BH (com sua empresa MTB) e lançou a consolidadora no mercado mineiro. Moacir voltou à RexturAdvance em 2018 e Toledo passou a comandar a empresa sozinho.

Com a saída de André Dentzien da Skyteam (o experiente profissional já havia passado pela Flytour e Confiança), Toledo viu a oportunidade de tocar o projeto de expansão da consolidadora (ainda na Frontur) e o convidou para um bate-papo. Paralelamente, Nino Bellini também convidou André para trabalhar com ele, e daí fez-se a ponte para a venda de 100% da Pátria para Daniel Toledo. Contrato assinado em dezembro de 2024. E André Dentzien como diretor.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
André Dentzien, Karol Ananda, Daniel Toledo e Patricia Figueiredo
André Dentzien, Karol Ananda, Daniel Toledo e Patricia Figueiredo

Alguns nomes do mercado se juntaram ao time Pátria + MTB, como Patrícia Figueiredo, ex-Skyteam, Sakura e British Airways, como gerente de Relacionamento com Fornecedores, e Karol Ananda, gerente de Marketing, que já criou uma campanha de relançamento da Pátria, com o slogan Aqui, você pertence. O objetivo é mostrar que a Pátria é a casa dos agentes de viagens, com atendimento personalizado, tecnologia e, principalmente, inteligência humana.

“2025 será o ano de arrumar a casa, mas já queremos estar no Top 30 dos maiores distribuidores do País, divulgado pela PANROTAS. Hoje estamos no 41º lugar (com R$ 168 milhões, contra R$ 302 milhões da Frontur). Para 2026, aí sim teremos um plano mais agressivo de expansão”, diz Daniel, que, aos 38 anos, quer modernizar e dar nova cara à Pátria, que estará mais próxima dos agentes de viagens e mais presente em eventos e redes sociais.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Patricia Figueiredo, André Dentzien, Daniel Toledo e Karol Ananda na sede da PANROTAS, com o CEO José Guilherme Alcorta e o executivo Renato Souza
Patricia Figueiredo, André Dentzien, Daniel Toledo e Karol Ananda na sede da PANROTAS, com o CEO José Guilherme Alcorta e o executivo Renato Souza

Produtos

A Pátria Consolidadora começa sua nova fase com mais de 50 colaboradores e as bases citadas (São Paulo e BH, mais Maceió e Rio em home office), e com contatos com quase todas as companhias aéreas. André e Toledo já estão atrás das quatro que faltam no portfólio: as americanas American e United, a colombiana Avianca e a mexicana Aeromexico.

O Não Aéreo também é destaque, e já responde por 20% das vendas. Inclui seguro viagem, hotelaria, aluguel de carro, rodoviário, trem e e-Sim. “Nos dedicamos ao não aéreo desde 2020 e conseguimos um ótimo resultado.”

“Essa é a nova Pátria Consolidadora, pronta para jogar o jogo agora com todas as armas disponíveis controladas por mim, já que, antes, usava o Iata da Frontur. Mais novidades serão divulgadas em breve”, finaliza Daniel Toledo.

Nota da Redação: Com o fim da marca Frontur como consolidadora, o Grupo FRT vai manter suas marcas FRT Operadora e FRT Consolidadora para o mercado mineiro.

Site: https://patria.tur.br/

Instagram: https://www.instagram.com/patriaconsolidadora

Página de Contatos: https://patria.tur.br/contatos/



Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18767 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.