Laura Enchioglo   |   14/05/2025 11:58
Atualizada em 14/05/2025 12:05

Museu do Turismo ganha sala dedicada à história da Ancoradouro; veja fotos

Cerimônia que instituiu a sala aconteceu na manhã desta quarta-feira na sede da empresa

PANROTAS / Emerson Souza
Leonardo Coutinho e Juarez Cintra, da Ancoradouro, celebraram em transmissão ao vivo com a Espanha a inauguração da Sala 120 do Museu do Turismo; ao fundo, a vitirine que reúne o acervo
Leonardo Coutinho e Juarez Cintra, da Ancoradouro, celebraram em transmissão ao vivo com a Espanha a inauguração da Sala 120 do Museu do Turismo; ao fundo, a vitirine que reúne o acervo

CAMPINAS (SP) - O Museu do Turismo inaugurou hoje a Sala de número 120, dedicada à história da Ancoradouro e do Turismo no Brasil. A cerimônia que instituiu a sala aconteceu na manhã desta quarta-feira (14), em uma transmissão ao vivo conectando Campinas, onde fica a sede da empresa, à Espanha, onde está a sede do Museu.

Entidade sem fins lucrativos, o Museu apresenta a história do setor pelo mundo e já está presente em quatro continentes, em dezessete países. Ele é formado por mais de 100 espaços físicos expositivos espalhados pelo mundo, de distintos formatos, cada um deles abordando uma temática distinta.

A Sala 120, do Grupo Ancoradouro e Mondiale, contará com acervo com mais de 300 peças históricas que incluem bilhetes aéreos emitidos a mão, aparelhos de telex, fax, máquina de escrever, antigos telefones, plaquetas de reservas, ralador de emissão de bilhetes, boarding pass, entre outros materiais, documentos e peças.

O acervo ainda compreende materiais que contam a história da aviação no Brasil, com peças da Varig, Vasp e Transbrasil. A exposição física do material acontece em móveis concebidos para este fim e sempre desperta a atenção dos visitantes da matriz da empresa.

"Nos é uma honra muito grande ter sido lembrado e convidado para fazer parte desse Museu que guarda toda a história do Turismo mundial. Fico feliz de ser a sala de número 120. Preservar a história é tratar do futuro"

Jurez Cintra, fundador do Grupo Ancoradouro

Alberto Bosque, fundador e coordenador do Museu do Turismo, Naide Nóbrega brasileira que reside na Espanha e que coordena o Museu, participaram da transmissão com Juarez Cintra, fundador do Grupo Ancoradouro, e Leonardo Coutinho, diretor da divisão Europa, Oriente e África do Grupo e que tratou da iniciativa junto ao Museu.

A cerimônia antecedeu mais uma edição do Agente com A Gente, que acontece até amanhã (15), reunindo agentes de viagens para muita capacitação de parceiros (do departamento online e companhias aéreas).

Como funcionam as Salas

Os espaços no Museu do Turismo funcionam em formato de vitrines e estão instalados em locais relacionados ao setor turístico, como hotéis, operadoras e agências de viagens, centros de atenção ao turista, cafeterias históricas, prédios históricos e outros museus, além de escolas técnicas, universidades e edifícios públicos.

O Museu do Turismo chegou ao Brasil em junho de 2021, via Pernambuco. A primeira Sala no país, a de número 52, foi instalada no Centro de Atendimento ao Turista do balneário de Porto de Galinhas e nos conta a evolução do setor naquele destino, desde uma pacata vila de pescadores até os dias atuais. A segunda, de número 63, funciona no prestigiado Gabinete Português de Leitura de Pernambuco, entidade lusa no centro da cidade do Recife, e abriga a história do Turismo entre o Brasil e Portugal. Já a Sala 83 está localizada em Gramado, no Rio Grande do Sul, montada pela Secretaria de Turismo em parceria com a Cultura.

Veja fotos da celebração:


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados