Maria Eduarda   |   06/04/2018 18:31

Os planos da Royal Caribbean para ser mais digital

Empresa aposta em personalização e novas ferramentas

Hóspedes do Symphony of the Seas, maior navio de cruzeiros do mundo, poderão fazer o check-in pelo aplicativo oficial da Royal Caribbean. Como já é comum com companhias aéreas, basta escanear o código e mostrar o passaporte a um funcionário.

Maria Eduarda
O vice-presidente de Digital da Royal Caribbean, Tim Klauda
O vice-presidente de Digital da Royal Caribbean, Tim Klauda
Essa é apenas uma das funcionalidades da ferramenta. Aposta da empresa para garantir mais personalização ao atendimento, o app, disponível por enquanto para os sistemas operacionais IOS e Android, está presente em cinco navios da companhia: Allure of the Seas, Enchantment of the Seas, Oasis of the Seas, Serenade of the Seas e Symphony of the Seas. Até o final de 2018, a proposta é que metade da frota da empresa seja contemplada pelo aplicativo.

Além de informações sobre a programação, restaurantes e atrações do cruzeiro, o aplicativo permite ainda a reserva de excursões nos destinos de parada, e também de atividades e refeições dentro do próprio navio. Mapas e estatísticas do navio são outros destaques. Em breve, a ideia é que cada um esteja identificado com um pino no mapa para saber a sua localização.

App da Royal Caribbean
App da Royal Caribbean
"O aplicativo está sempre em desenvolvimento, vamos testando as ferramentas", explicou o vice-presidente de Experiência Digital da Royal Caribbean,Tim Klauda. Ainda em teste, o check-in estreia esta semana no Symphony of the Seas, que fará a sua viagem inaugural no sábado, dia 7, de Barcelona. No itinerário europeu, a embarcação passa por Palma de Mallorca, na Espanha, pela região da Provence, na França, e por Florença, Pisa, Roma e Nápoles, na Itália. A partir de 10 de novembro, Miami se torna o porto de base do navio.

Em breve, será ainda possível enviar mensagens de texto via aplicativo para amigos e familiares a bordo, além de ver todos os gastos já realizados na embarcação. Para utilizar a ferramenta, é preciso estar conectado no Wi-Fi, mas não é necessário adquirir o pacote de dados de internet.

De acordo com o CEO da Royal Caribbean, Michael Bayley, a empresa tem investido nesse tipo de soluções e em personalização também com foco nos viajantes da geração millennial. "Implementamos a internet Voom, a mais rápida para cruzeiros, e a comunicação ficou mais digital e com vídeos", exemplificou. Ainda não há previsão de que a internet a bordo seja gratuita, por causa dos altos custos de operação.


ALÉM DO APLICATIVO
Outra brincadeira que está sendo testada no Symphony of the Seas é a visão em Raio-X. Em um ponto específico da embarcação é possível apontar o dispositivo e ter uma experiência de ver através das paredes, em tempo real.

Personalização também é palavra-chave na televisão do navio, que traz além de canais ao vivo, diversas opções on demand. Hóspedes podem ainda ver informações sobre a embarcação, dados da viagem e suas últimas transações comerciais na telinha.

Para Klauda, ainda que outras empresas de cruzeiro estejam buscando soluções para garantir mais rapidez e atendimento personalizado aos hóspedes, a Royal Caribbean se destaca por estar trabalhando no sentido de que as tecnologias cheguem a toda a frota. "Estamos nos esforçando para ir desenvolvendo e testando as ferramentas e o que é bem-sucedido deve chegar a todos os navios e não só ao último lançamento", afirmou.

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