Nathalia Ribeiro   |   10/02/2022 12:59   |   Atualizada em 10/02/2022 16:18

CDC tem novas orientações contra a covid-19 para cruzeiros

Organização pressiona a indústria por doses de reforço em novo programa opcional para o setor

Divulgação
A organização pressiona a indústria por doses de reforço em novo programa opcional para cruzeiros
A organização pressiona a indústria por doses de reforço em novo programa opcional para cruzeiros
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos anunciou novas orientações para a indústria de cruzeiros. A organização disse que os cruzeiros têm até 18 de fevereiro para informar se irão participar do programa contra a covid-19 do órgão. Até a data estipulada, o centro incentiva o setor a seguir todas as medidas de saúde, incluindo relatórios, testes, prevenção e controle das infecções.

Em entrevista para o USA Today, a capitã Aimee Treffiletti, que lidera a unidade marítima do CDC, afirmou que a organização está comprometida em continuar trabalhando com a indústria de cruzeiros. “Esperamos que os cruzeiros escolham seguir este programa, porque representa as melhores medidas de saúde pública para ajudar a prevenir doenças a bordo e a transmissão de covid-19, bem como resultados graves”, ressalta.

No site oficial, o CDC ainda recomenda os viajantes a evitarem viagens de cruzeiro, especialmente aqueles que correm maior risco de desenvolver quadros graves de covid-19. “A viagem de cruzeiro não é uma atividade de risco zero. A chance de contrair covid-19 em navios é alta, porque o vírus se espalha facilmente entre pessoas próximas a bordo”, diz a organização. Além disso, ainda salienta que é importante estar totalmente vacinado se o viajante embarcar em um cruzeiro.

NOVOS PROTOCOLOS

O novo programa do CDC adiciona um nível de status de vacinação que classifica os navios de acordo com a taxa de vacinação entre passageiros e tripulantes. Os navios considerados “altamente vacinados” apresentam pelo menos 95% dos passageiros e tripulantes totalmente imunizados. Navios “não altamente vacinados” têm menos de 95% dos passageiros e tripulantes totalmente vacinados. Já navios “padrão de excelência em vacinação'', têm pelo menos 95% dos passageiros e tripulantes totalmente vacinados, incluindo doses de reforço.

A respeito do isolamento, as regras de quarentena variam de acordo com a classificação dos navios citados anteriormente. Em navios com padrão de excelência em vacinação, as pessoas que testaram positivo para covid devem ficar de quarentena até cinco dias completos. Enquanto isso, em navios que não se enquadram neste nível de status, os viajantes com covid-19 devem ficar em quarentena por pelo menos dez dias.

PRINCIPAIS MUDANÇAS
O CDC declarou que o novo programa é voluntário, portanto, os cruzeiros podem escolher se querem ou não participar, mas não significa que os navios não serão regulamentados pela organização, independentemente se optarem pelo programa. Ainda será exigido que os navios informem todos os casos de covid-19 a bordo. Aqueles que não participarem do programa, também ficarão sob a ordem de máscara.

Segundo o guia publicado pelo CDC, os operadores de cruzeiros poderão relatar se nenhum caso foi identificado ou se o teste foi realizado por meio de um formulário on-line de Coleta de Dados Aprimorada.

O CDC também eliminará a exigência de ter pressão de ar negativa nas cabines de quarentena, mas as cabines permanecerão em uma zona separada. Já as cabines de isolamento ainda precisarão ter pressão de ar negativa.
Além disso, os portos dos Estados Unidos serão obrigados a ter acordos portuários com as autoridades locais de saúde, mas não serão mais necessários contratos assinados entre instalações médicas e habitacionais.

Por fim, a organização anunciou que está mudando o sistema de código de cores para classificar navios de cruzeiro de vermelho, amarelo, laranja, verde para vermelho, laranja, amarelo e verde.

Tópicos relacionados