Victor Fernandes   |   31/05/2022 18:49   |   Atualizada em 31/05/2022 18:55

Temporada de cruzeiros 2022/2023 será a maior na última década

Os dados foram apresentados pelo presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz, em evento na Abav-RJ

PANROTAS / Marluce Balbino
Marco Ferraz, da Clia Brasil, apresentou dados em evento na Abav-RJ
Marco Ferraz, da Clia Brasil, apresentou dados em evento na Abav-RJ
A próxima temporada de cruzeiros, que se inicia no dia 29 de outubro, será a maior em número de viajantes nos últimos dez anos e a mais longa, com duração de seis meses. Os dados foram apresentados pelo presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz, durante a abertura da 8ª edição do evento “Um Dia de Cruzeiros no Rio”, hoje (31), na sede da Abav-RJ.

A temporada contará com oito navios nos portos do Rio de Janeiro, Santos (SP), Maceió (AL) e Itajaí (SC), com 160 roteiros e 826 paradas. Segundo o dirigente, só o Rio de Janeiro vai receber mais de 850 mil cruzeiristas nos destinos de Paraty, Ilha Grande, Rio, Cabo Frio e Búzios. Outra novidade para a próxima temporada é a presença de navios de longo curso, que irão operar no litoral brasileiro, de 7 de outubro a 17 de maio.

“Serão 309 paradas e 36 navios que visitarão 45 destinos em 15 Estados brasileiros como Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. A projeção do impacto econômico é de R$ 400 milhões”, acrescentou Marco Ferraz. O presidente da Clia Brasil destacou ainda que 69% dos passageiros que nunca navegaram demonstram desejo de viajar nesta temporada e que 84% dos cruzeiristas fiéis querem navegar de novo.

Ferraz destacou ainda a importância do agente de viagens. "Além de serem o principal canal de vendas de cruzeiros, os agentes são o nosso cartão de visitas para os cruzeiristas e trabalhamos sempre para ser o melhor produto nas suas prateleiras. Os cruzeiros, além de serem uma viagem segura, com os protocolos de saúde mais robustos, continuam com a vantagem de aliar custo, benefício, segurança e muito entretenimento em um mesmo produto."

O evento também contou com palestras de capacitação da Costa Cruzeiros, Discover Cruises, MSC Cruzeiros, Norwegian Cruise Line, R11 Travel, Transmundi Operadora e Velle Representações.

Tópicos relacionados