Karina Cedeño   |   22/02/2023 15:52

MSC apoia iniciativas de ajuda a terremotos na Turquia e na Síria

O MSC Aurelia partiu 60 com caixas de suprimentos médicos, alimentos, itens de higiene e agasalhos

Divulgação
A empresa está em estreita coordenação com as autoridades turcas, o Ministério das Relações Exteriores da Itália e o Vaticano
A empresa está em estreita coordenação com as autoridades turcas, o Ministério das Relações Exteriores da Itália e o Vaticano
O MSC Group e a MSC Foundation organizaram uma ação urgente para apoiar a população após o terremoto que afetou a Turquia e a Síria. Um amplo esforço está em andamento em toda a família MSC e a empresa está em estreita coordenação com as autoridades turcas, o Ministério das Relações Exteriores da Itália e o Vaticano.

O MSC Aurelia partiu do porto de Nápoles no dia 16 de fevereiro com destino ao porto de Iskenderun, na Turquia, carregando itens de primeira necessidade e primeiros socorros coletados pelo MSC Group e pela MSC Foundation, juntamente com a Rava Foundation. A carga a bordo inclui 60 caixas com suprimentos médicos, alimentos, itens de higiene, agasalhos e cobertores, além de brinquedos e giz de cera para crianças. Outras 50 caixas de camisas térmicas estão sendo transportadas em nome do Vaticano.

Assim que chegar ao seu destino, o MSC Aurelia estará disponível como acomodação de emergência, proporcionando às comunidades afetadas mais de 1 mil leitos e espaços de lazer, incluindo restaurante e cinema, além de entretenimento com videogame para crianças.

Além disso, graças à colaboração entre a Fundação MSC e a Agência das Nações Unidas para os Refugiados – também conhecida como Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) – mais 100 contêineres transportando suprimentos de primeiros socorros (incluindo cobertores, colchões, sacos de dormir, utensílios de cozinha, galões e lamparinas) partem da Jordânia via Haifa, sede dos armazéns da Agência da ONU para Refugiados.

Os contêineres serão destinados a Gaziantep e outras cidades mais atingidas pelo terremoto e estarão à disposição dos socorristas que já estão no local cuidando dos sobreviventes. A MSC também montou acomodações temporárias no porto de Iskenderun, usando contêineres vazios para 300 funcionários do Grupo MSC e suas famílias que perderam suas casas no terremoto.

Também foi organizada a distribuição de alimentos, bebidas e itens para atender às necessidades básicas. Da mesma forma, o Grupo MSC, em cooperação com o Ministério de Assuntos Internos da Turquia, está transportando e fornecendo milhares de contêineres vazios para quatro das províncias mais atingidas da Turquia: Adiyaman, Gaziantep, Hatay e Kahramanmaras. Os contêineres fornecerão abrigo temporário para os sobreviventes do terremoto.

O apoio do MSC Group e da MSC Foundation também inclui uma campanha global de arrecadação de fundos entre os funcionários do grupo. Cada doação de um funcionário da MSC será igualada pela Fundação MSC e será usada para apoiar organizações que trabalham em projetos de reconstrução na Turquia e na Síria.

“Sentimos um forte senso de obrigação de agir prontamente para apoiar as pessoas mais necessitadas por todos os meios. Fazemos parte de uma organização global que pode colocar em movimento uma operação em larga escala envolvendo fundações e associações com as quais colaboramos em todo o mundo. Assim que ocorreu o terrível terremoto na Turquia e na Síria, imediatamente tomamos medidas para coletar fundos, suprimentos e alimentos, que podemos entregar em nossos navios em um curto período de tempo. É aqui que entra a valiosa colaboração com a Fundação Francesca Rava, à qual agradecemos a adesão imediata a esta iniciativa. A partida do MSC Aurelia do porto de Nápoles é um primeiro exemplo do que estamos fazendo, enquanto continuamos a trabalhar para proporcionar às associações e aos governos o que podemos, para que por mar e por terra algum conforto chegue a quem está presentemente vivendo em situações difíceis e, no futuro, para a reconstrução das cidades e do meio ambiente. Não é a primeira vez que a MSC Foundation e o MSC Group estão na linha de frente das operações de socorro de emergência: em 2022, fornecemos um financiamento no valor de milhões de euros para oferecer ajuda a refugiados da Ucrânia e lideramos oito iniciativas de socorro de emergência em nove países, fortalecendo nossas capacidades globais de emergência”, afirma a diretora executiva da MSC Foundation, Daniela Picco.

As ofertas de apoio ao esforço de socorro da MSC devem ser dirigidas à MSC Foundation em:
secretariat@mscfoundation.org.

Tópicos relacionados