Victor Fernandes   |   24/03/2023 09:05

MSC faz parceria para conservar recifes de corais

O projeto com a IUCN incluirá a identificação das espécies e áreas mais ameaçadas

Divulgação
Daniela Picco, diretora executiva da MSC Foundation, e Razan Al Mubarak, presidente da IUCN
Daniela Picco, diretora executiva da MSC Foundation, e Razan Al Mubarak, presidente da IUCN
A MSC Foundation e a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) anunciaram uma nova parceria de conservação e restauração de recifes de corais ameaçados. O anúncio foi feito durante a Monaco Ocean Week, um evento que reúne especialistas e líderes de toda a comunidade de conservação marinha para discutir os principais desafios enfrentados pelos oceanos ao redor do mundo.

O apoio da MSC Foundation irá possibilitar a conclusão de uma avaliação global das espécies de corais que constam na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN. O projeto Avaliação Global da Biodiversidade de Corais busca fornecer planos viáveis e concretos para a restauração dos recifes de coral, bem como para as espécies ameaçadas que os povoam.

O projeto incluirá a identificação das espécies de corais e áreas de recife mais ameaçadas; priorizando ações de conservação e restauração com base nas ameaças por eles enfrentadas; além de informar sobre a contribuição da conservação desses ecossistemas para o alcance das metas do Quadro de Biodiversidade Global da ONU.

“Quero expressar meus sinceros agradecimentos à MSC Foundation por seu apoio. Não poderia ser mais vital; mais de um terço das espécies de corais avaliadas na Lista Vermelha da IUCN estão ameaçadas de extinção. Essa parceria nos permitirá concluir avaliações adicionais e garantir que o mundo tenha as informações necessárias para proteger os corais e o sustento de mais de meio bilhão de pessoas que dependem deles”, disse o presidente da IUCN, Razan Al Mubarak.

Pierfrancesco Vago, Presidente do Comitê Executivo da MSC Foundation, comentou: "Como guardiões de nosso planeta, temos a responsabilidade de proteger seu ecossistema. Nessa nova parceria com a IUCN, ao capacitar tomadores de decisão e profissionais para agir de acordo com as novas recomendações globais da Avaliação Global da Biodiversidade Marinha, podemos proteger esses ecossistemas que são essenciais para as gerações futuras.”

A parceria também contribuirá com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, proposta pelas Nações Unidas.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS