Beatriz Contelli   |   21/09/2023 10:56

Concais completa 25 anos e se prepara para nova temporada de cruzeiros

Desde então, Terminal do Porto de Santos já recebeu 321 navios de diferentes nacionalidades


Divulgação
Concais, no Porto de Santos (SP)
Concais, no Porto de Santos (SP)

Faltando pouco menos de um mês para o início de mais uma temporada de cruzeiros no Brasil, o Concais, terminal de cruzeiros do Porto de Santos, intensifica os preparativos para a temporada 2023/2024. Maior terminal marítimo de passageiros da América do Sul, ele completa 25 anos de operações.

Desde a inauguração, em 1998, já passaram pelo terminal 12,6 milhões de passageiros e mais de 4 milhões de tripulantes. Desde a inauguração até a última temporada atracaram no Porto de Santos 321 navios de diferentes nacionalidades.

O terminal já investiu, desde a sua inauguração, R$ 30 milhões em equipamentos, câmeras e atualizações de softwares de segurança, sendo cerca de R$ 4,1 milhões em 2023. Todo esse investimento atende as Portarias COANA (Coordenação-Geral de Administração Aduaneira) 80 e 76, que dispõe sobre as condições de funcionamento e os requisitos técnicos do sistema de segurança de um recinto alfandegado. O alfandegamento de um recinto prevê os interesses aduaneiros e também defende a segurança dos viajantes, tripulantes e usuários da instalação portuária.

É obrigatório que todos os passageiros e tripulantes passem pela inspeção de malas de mão, detector de metais e, quando necessário, revista pessoal, tudo isso antes do embarque no navio nos dos salões de embarque do Concais que são equipados com escâneres, câmeras e seguranças.

A inspeção de bagagens que seguem para as cabines é um dos procedimentos mais importantes nesta etapa da segurança, já que grande parte dos incidentes envolvendo o embarque de objetos não permitidos e produtos ilícitos acontece com a ocultação deles dentro de bagagens.

Tópicos relacionados