Laura Enchioglo   |   11/09/2023 16:13
Atualizada em 11/09/2023 16:16

Explora Journeys avança na construção do Explora II e III

Companhia de luxo do Grupo MSC celebrou ainda o teste de flutuação e corte do aço dos navios


Divulgação
Michael Ungerer, CEO da Explora Journeys
Michael Ungerer, CEO da Explora Journeys

Dois meses após a entrega do Explora I, que ocorreu em Monfalcone, no dia 20 de julho, a estruturação da frota da Explora Journeys segue progredindo. No dia 6 de setembro, a companhia de luxo da MSC comemorou dois marcos marítimos, durante um evento duplo no estaleiro Fincantieri, em Sestri Ponente, perto de Gênova, na Itália.

Durante a cerimônia, a marca celebrou o teste de flutuação do Explora II e o corte do aço do Explora III, o segundo e o terceiro navio de um total de quatro encomendados pela Explora Journeys.

Michael Ungerer, CEO da Explora Journeys, disse: "O evento duplo de hoje marca outro grande passo em nossa missão de redefinir as viagens marítimas para os mais exigentes viajantes de luxo da atualidade".

"Após o lançamento bem-sucedido do Explora I e o retorno positivo dos primeiros hóspedes, consultores de viagens e da imprensa, que tiveram a chance de conhecer o Ocean State of Mind, a história continua, e estamos mais do que entusiasmados em testemunhar os próximos marcos importantes do Explora II e do nosso primeiro navio movido a GNL, o Explora III."

Michael Ungerer

O Explora II entrará em serviço em 2024. A construção do navio de 63,9 mil toneladas brutas teve início em outubro de 2021, no estaleiro Fincantieri, em Castellammare di Stabia, Nápoles, na Itália, e sua quilha foi instalada em maio de 2022.

Divulgação
Teste de flutuação do Explora II
Teste de flutuação do Explora II

O teste de flutuação é um evento marítimo tradicional que representa um momento significativo na construção de um novo navio, pois é a primeira vez que a embarcação toca a água. Após esse evento, o navio entra na fase final da construção, para concluir o interior da embarcação, suas instalações e decoração.

A cerimônia contou com a presença das principais autoridades da Ligúria e de Gênova, incluindo o presidente da região da Ligúria, Giovanni Toti, e o prefeito de Gênova, Marco Bucci. Representando a armadora, Michael Ungerer, CEO da Explora Journeys, e Leonardo Massa, diretor geral da Explora Journeys & MSC Cruzeiros para a Itália, participaram do evento. A empresa Fincantieri, de construção naval, fez as honras com o CEO e gerente geral, Pierroberto Folgiero, e o gerente geral da Divisão de Navios Mercantes, Luigi Matarazzo.

Divulgação
Giovanni Toti, Luigi Matarazzo, Marco Bucci, Pierroberto Folgiero, Stefano Guzzetti, Michael Ungerer, Emilio La Scala e Teresa Mondella
Giovanni Toti, Luigi Matarazzo, Marco Bucci, Pierroberto Folgiero, Stefano Guzzetti, Michael Ungerer, Emilio La Scala e Teresa Mondella

O Explora II fará a sua viagem inaugural em 2024, passando sua primeira temporada no Mediterrâneo, incluindo destinos italianos como Portofino, Argentario, Roma, Sorrento, Palermo, Siracusa, Trapani, Lipari, Cagliari, Alghero e a Costa Esmeralda.

Já com a tradicional cerimônia do corte de aço, a empresa marcou a comemoração da construção do Explora III, que entrará em serviço em 2026, e será o primeiro da frota movido a Gás Natural Liquefeito (GNL) – o combustível marítimo mais limpo disponível em escala.

O GNL pode eliminar quase completamente as emissões, como óxidos de enxofre (99%) e óxidos de nitrogênio (85%). O combustível pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 20% e possibilitará um caminho para o uso de outros combustíveis não fósseis sustentáveis, como formas biológicas e sintéticas de GNL.

Divulgação
Marco Bucci, Pierroberto Folgiero, Michael Ungerer e Giovanni Toti
Marco Bucci, Pierroberto Folgiero, Michael Ungerer e Giovanni Toti

Todas os navios da Explora Journeys serão equipados com tecnologias ambientais e marítimas, incluindo a de redução catalítica seletiva, conectividade de energia proveniente de terra, sistemas de gerenciamento de ruído subaquático para ajudar a proteger a vida marinha e uma gama de equipamentos de eficiência energética a bordo para otimizar o uso do motor e reduzir ainda mais as emissões.

Em janeiro de 2024, será iniciada a construção do Explora IV, também movido à GNL, que será concluída no início de 2027.

Tópicos relacionados