Karina Cedeño   |   25/09/2023 13:26
Atualizada em 25/09/2023 13:27

Vem aí a maior temporada de cruzeiros do Brasil; saiba tudo

Confira quais navios estarão no País na próxima temporada, além das novidades das armadoras


PANROTAS / Emerson Souza
Marco Ferraz., presidente da Clia Brasil
Marco Ferraz., presidente da Clia Brasil

As expectativas da Clia Brasil para a temporada de cruzeiros 2023/2024 no Brasil são as melhores possíveis. E não à toa, afinal, será a mais extensa da história, com duração de quase seis meses. Serão dez navios na costa brasileira, sete da MSC Cruzeiros e três da Costa Cruzeiros. “A oferta é de 877 mil leitos, 32 mil a mais do que na temporada anterior”, destaca o presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz.

“Estamos com uma expectativa muito boa, porque os números da temporada passada foram excelentes e, comparando-a com a próxima, teremos a maior temporada da história no Brasil. Na passada tivemos 802 mil cruzeiristas e, se esse número aumentar, será superior ao registrado na temporada de 2011/2012”, destaca o presidente da Clia Brasil. “Isso gera um impacto econômico favorável, mais comissão para as agências, mais fretamentos temáticos, entre outros pontos positivos. Estamos trabalhando novos destinos e pode ser que haja escalas-teste em Penha (SC), Vitória, e São Francisco do Sul (SC), onde operamos no ano passado e podemos voltar. Vale mencionar também a estreia do porto de Paranaguá, que terá 17 escalas”.

O presidente da Clia Brasil destaca, ainda, os 35 navios de longo curso que passarão pela costa brasileira na próxima temporada. “O agente de viagens precisa saber desses navios e que podem vender trechos deles. Há muitas opções de produtos, como navios de alto luxo, navios premium e de expedição”, comenta Ferraz. No ano que vem, a associação poderá ter um portal de treinamento para os agentes e trará para o Brasil, pela primeira vez, o evento Cruise 360, cujo objetivo é mostrar uma visão 360 graus do setor. “Pretendemos realizar esse evento no final de fevereiro, em Santos (SP) ou no Rio de Janeiro, com visitas a navios, treinamentos e uma mini feirinha para os agentes de viagens. Na primeira edição do evento no Brasil, a ideia é reunir de 250 a 300 agências”, conclui Ferraz.

Veja o que cada armadora trará para a próxima temporada de cruzeiros no Brasil:

Costa Cruzeiros

A Costa Cruzeiros trará, para a temporada 23/24, três navios: o Costa Diadema, o Costa Favolosa e o Costa Fascinosa. “Nossa expectativa é de repetir o sucesso da última temporada, que foi a nossa melhor nos últimos dez anos. Para 2023/2024, a demanda está aquecida com índices de vendas superiores aos da passada. Esta será a nossa temporada mais longa na América do Sul, com duração de quase seis meses, com a maior oferta de leitos e destinos”, destaca o diretor comercial da Costa Cruzeiros, Ruy Ribeiro.

Divulgação
Ruy Ribeiro, diretor comercial da Costa Cruzeiros
Ruy Ribeiro, diretor comercial da Costa Cruzeiros

Confira a seguir os navios que estarão na próxima temporada e os destaques de cada um:

COSTA DIADEMA

O Costa Diadema fará cruzeiros de sete noites pela Bahia com embarques em Santos e Rio de Janeiro, entre dezembro de 2023 e abril de 2024. O navio de 1.862 cabines estará no Rio de Janeiro para acompanhar os fogos de Ano Novo na praia de Copacabana durante o cruzeiro de Réveillon e recebe o roteiro temático Dançando a Bordo, que chega à sua 19ª edição, em março de 2024.

Divulgação
Costa Diadema
Costa Diadema

COSTA FAVOLOSA

O Costa Favolosa oferece cruzeiros de três a cinco noites por Balneário Camboriú (SC), Ilha Grande (RJ) e Ilhabela (SP) a partir do porto de Santos, além de viagens de sete e oito noites por Montevidéu (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina), com embarques de Santos e de Itajaí. O navio tem 1.508 cabines, spa, nove piscinas e hidromassagens, seis restaurantes, 12 bares, teatro, toboágua, cassino, quadra poliesportiva e o Squok Club para as crianças.

Divulgação
Costa Favolosa
Costa Favolosa

COSTA FASCINOSA

O Costa Fascinosa oferece cruzeiros pela região do rio da Prata (Montevidéu e Buenos Aires), visitando ainda destinos brasileiros como Ilhabela, Búzios (RJ) e Ilha Grande em cruzeiros de sete, oito e nove noites. O navio, que também estará na praia de Copacabana para os fogos durante o cruzeiro de Réveillon, conta com 1.508 cabines e tem centro de bem-estar spa, cinema 4D, nove piscinas e hidromassagens, seis restaurantes, 12 bares, teatro, toboágua, cassino, quadra poliesportiva e clube infantil.

Divulgação
Costa Fascinosa
Costa Fascinosa

NAVIOS EM 24/25

As vendas para a temporada 2024/2025 da Costa Cruzeiros na América do Sul já estão abertas. A companhia marítima irá operar na região com três navios: Costa Diadema, Costa Favolosa e Costa Pacifica. Eles irão realizar viagens de três a oito noites pelo litoral brasileiro e pela região do Rio da Prata (Buenos Aires e Montevidéu) entre os meses de novembro de 2024 e abril de 2025.

MSC Cruzeiros

Para a temporada 2023/2024, a MSC Cruzeiros terá sete navios no Brasil. “Um dos maiores destaques é a vinda do MSC Grandiosa, um navio inédito na região, e que se tornará o maior navio de cruzeiros da história a navegar em águas nacionais, além da ampliação de nossa oferta de portos no País com a inclusão de Paranaguá, no Estado do Paraná, além de Manaus, no Amazonas, e Belém e Santarém, no Pará, que farão parte do itinerário do cruzeiro de volta ao mundo de 2024”, destaca o diretor geral da MSC Cruzeiros no Brasil, Adrian Ursilli.

PANROTAS / Emerson Souza
Adrian Ursilli, diretor geral da MSC Cruzeiros no Brasil
Adrian Ursilli, diretor geral da MSC Cruzeiros no Brasil

Confira a oferta da MSC Cruzeiros para a próxima temporada no Brasil:

MSC GRANDIOSA

O MSC Grandiosa fará um roteiro de seis de noites, com embarque em Santos (SP) e escalas em Ilha Grande (RJ), Salvador e Búzios (RJ). Já o itinerário de sete noites também com embarques em Santos, e terá escalas em Maceió, Salvador e Búzios. Também será possível embarcar em Maceió e Salvador. O navio tem 19 decks, 2.421 cabines e capacidade para 6,3 mil hóspedes.

Divulgação
MSC Grandiosa
MSC Grandiosa

MSC SEAVIEW

O MSC Seaview, que terá o Rio de Janeiro como base, oferecerá minicruzeiros de três e cinco noites visitando alternadamente as cidades de Ilhabela (SP), Santos, Búzios, Ilhéus e Salvador. O navio também oferecerá itinerários de seis a oito noites com escalas alternadas em Búzios, Salvador, Ilhéus, Buenos Aires, Punta del Leste e Montevidéu. O MSC Seaview possui áreas de lazer como parque aquático para as crianças, cinco piscinas e 13 hidromassagens, além de duas tirolesas com 105 metros de comprimento cada.

Divulgação
MSC Seaview
MSC Seaview

MSC PREZIOSA

O MSC Preziosa oferecerá opções de minicruzeiros de três a cinco noites, com embarques em Santos e escalas alternadas em Ilhabela, Búzios, Ilha Grande, Balneário Camboriú (SC) e Porto Belo (SC). Outra opção oferecida são cruzeiros de seis a sete noites, também com embarques em Santos, visitando alternadamente as cidades de Búzios, Rio de Janeiro, Ilhéus (BA), Punta del Leste (Uruguai), Buenos Aires (Argentina) e Montevidéu (Uruguai). O navio conta com cinco piscinas e um toboágua com 120 metros, com uma curva que se projeta por cima do mar.

Divulgação

MSC ARMONIA

Com opções de minicruzeiros de três a cinco noites, partindo de Santos, o MSC Armonia visitará alternadamente as cidades de Búzios, Rio de Janeiro, Ilhabela, Ilha Grande, Porto Belo e Balneário Camboriú. Há também o itinerário de seis noites, com embarques em Santos e visitando Rio de Janeiro, Ilhabela, Itajaí e Balneário Camboriú. Outra opção é o itinerário de sete noites, também com embarques em Santos e visitas a Punta del Este, Montevidéu e Buenos Aires.

Divulgação

MSC LIRICA

O navio oferecerá itinerários de sete noites, partindo de Itajaí (SC), com escalas em Paranaguá (PR), Punta del Leste e Buenos Aires. Também será possível embarcar em Paranaguá, novidade entre os destinos brasileiros em cruzeiros regulares da temporada. Há uma variedade de lounges e bares que inclui o Beverly Hills Bar e o Lord Nelson Pub.

Divulgação
MSC Lirica
MSC Lirica

MSC MUSICA

O MSC Musica oferecerá cruzeiros de oito e nove noites partindo de Buenos Aires, na Argentina, visitando alternadamente Rio de Janeiro, Ilhabela, Balneário Camboriú, Itajaí, Paranaguá, Búzios e Ilha Grande além de Montevidéu, no Uruguai. O MSC Musica possui 16 bares e lounges, teatro, quatro restaurantes, discoteca, três piscinas, quatro hidromassagens e muito mais.

Divulgação


MSC POESIA

Em janeiro de 2024, o MSC Poesia irá iniciar sua viagem ao redor do mundo, o MSC World Cruise 2024, com um itinerário de 121 dias, visitando 52 destinos em 31 países diferentes. O cruzeiro de volta ao mundo passará pelo Brasil, em março de 2024, visitando Rio de Janeiro, Salvador e Belém, Manaus e Santarém (PA).

Divulgação


R11 Travel estreia nas vendas da temporada brasileira

A R11 Travel, que até então só vendia cruzeiros do grupo Royal Caribbean, anunciou no mês passado a expansão de seu portfólio, que agora inclui a Costa Cruzeiros, com a venda de roteiros no Brasil e na América do Sul. “Começamos a vender Costa Cruzeiros no dia 1º de agosto e tivemos uma resposta muito boa do trade, que já conhece a nossa excelência de atendimento. Daqui a uns meses, começaremos a vender on-line também, em nosso sistema de reservas BookEasy Plus”, conta o CEO da R11 Travel, Ricardo Amaral.

PANROTAS / Filip Calixto
Ricardo Amaral, CEO da R11 Travel
Ricardo Amaral, CEO da R11 Travel

Na opinião dele, a R11 Travel entra em um momento muito bom da temporada de cruzeiros no Brasil, que está crescendo e atingindo números históricos. “As armadoras estão com muita oferta no mercado, tem navio novo todo ano e, se elas apostarem nos mesmos distribuidores e hóspedes, não irão crescer. Elas precisam ter mais distribuidores, especialistas em cruzeiros e agentes de viagens vendendo seu produto”, destaca Amaral.

Entre os produtos da Costa vendidos pela R11, estão minicruzeiros de três a quatro noites, de Natal e Réveillon, cruzeiros ao Nordeste do Brasil e a destinos como Argentina e Montevideu. Temos uma oferta muito boa, promoções muito boas e cruzeiros parcelados em até 12 vezes”, conta Amaral. E vem novidade por aí: “Em breve passaremos a comercializar outra marca, que nos procurou e tem interesse que a gente venda seu produto”. Isso sem contar, claro, toda oferta do Grupo Royal Caribbean. A empresa é distribuidora dos cruzeiros de Royal Caribbean, Celebrity Cruises, Azamara e, mais recentemente, da companhia de ultra luxo Silversea no Brasil.

Este conteúdo é parte do Guia de Férias PANROTAS, edição especial Abav Expo 2023. Confira abaixo o guia na íntegra:



Tópicos relacionados