Bruno Hazov   |   27/10/2023 15:13
Atualizada em 27/10/2023 15:14

Saiba tudo sobre a temporada de cruzeiros que se iniciou nesta semana

Expectativa é que atual temporada movimente mais de R$ 5 bilhões na economia brasileira

Divulgação/ Clia Brasil e MTur
Temporda 2023/2024 de cruzeiros deve gerar mais de 80 mil postos de trabalho
Temporda 2023/2024 de cruzeiros deve gerar mais de 80 mil postos de trabalho

Se iniciou na última quarta-feira (25) a temporada de cruzeiros 2023/2024, que segundo expectativa da Clia Brasil, deve ser maior que a temporada anterior. Durante quase sete meses de navegação, espera-se o envolvimento de mais de 870 mil cruzeiristas e a criação de mais de 80 mil empregos.

A temporada segue até 7 de maio de 2024 e contará com um grupo de nove navios que partirão dos portos de Itajaí (SC), Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santos (SP), além do estreante Porto de Paranaguá (PR), e percorrerão por 212 roteiros e com 763 escalas.

No total, serão 18 destinos: Angra dos reis, Balneário Camboriú, Búzios, Cabo Frio, Fortaleza, Ilha Grande, Ilhabela, Ilhéus, Porto Belo, Recife, incluindo Buenos Aires, Montevidéu, Punta del Este e os portos de embarque e desembarque, além da possibilidade de escalas-teste em Penha e em São Francisco do Sul, e do trabalho um pouco mais de longo prazo para viabilizar outras cidades, como Vitória (ES).

“Esse segmento potente movimenta não só o Turismo náutico, mas toda uma cadeia que tem relação direta e indireta com os cruzeiros, por proporcionar ao turista a possibilidade de conhecer diferentes destinos, promovendo a circulação da renda e fomentando empregos locais”

Celso Sabino, ministro do Turismo

Expectativa de mais empregos

Na temporada 2022/2023 foram gerados 79.567 postos de trabalho na economia brasileira, o que representa um resultado 3,5 vezes superior ao apurado na temporada anterior. Com a expectativa de crescimento desse ano, a projeção é de superar novamente a meta alcançada na temporada passada.

"Os cruzeiros oferecem, não só a possibilidade de conhecer o que o Brasil tem de melhor, navegando na nossa costa, mas uma movimentação importante de turistas para a economia brasileira e na geração de empregos"

Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil

Tópicos relacionados