Victor Fernandes   |   25/11/2023 17:53
Atualizada em 25/11/2023 17:54

Clia: Temporada de cruzeiros 2023/24 pode ser a maior do Brasil

Marco Ferraz aponta ainda que o setor poderia crescer ainda mais com maior infraestrutura dos portos

PANROTAS / Victor Fernandes
Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil, está a bordo do MSC Grandiosa para sua cerimônia inaugural no Brasil
Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil, está a bordo do MSC Grandiosa para sua cerimônia inaugural no Brasil
SANTOS (SP) - Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil, está a bordo do MSC Grandiosa para a cerimônia inaugural do navio no Brasil. Para a temporada de cruzeiros brasileira de 2023 e 2024, as expectativas do executivo são "as melhores possíveis" para aquela que "pode ser a maior temporada brasileira de todos os tempos", gerando mais de nove mil empregos por navio e grande impacto econômico.

"Qundo visitamos autoridades, é muito importante explicar a geração de receita e empregos. 87% das pessoas que visitam destino em cruzeiros querem voltar para ficar mais dias. Então, o navio serve como vitrine para o destino antes, depois e durante. Felizmente, secretários de Turismo estão entendendo a importância do cruzeiro como fonte de clientes", explicou Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil.

Marco Ferraz também afirmou que as companhias trazerem cada vez navios maiores e mais modernos, como o MSC Grandiosa, fomenta o setor no Brasil ao gerar demanda.

"A MSC tem o Brasil como uma prioridade. São seis navios na temporada, sempre novos e grandes. Estão trazendo o melhor que temos no mundo para cá e isso traz uma responsabilidade para o Brasil, porque para isso precisamos de portos melhores, infraestrutura melhor, assim como outros destinos. Se a África ou Austrália melhora, podemos perder navios".

Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil

Sobre a possibilidade de ter navios no Brasil o ano todo, Ferraz ainda diz ser um esforço em andamento, principalmente por maior infraestrutura nos portos, mas que a temporada durante até o começo de maio "já é um teste importante de demanda". "Melhorando a demanda e competitividade, a partir de melhorias na infraestrutura, o setor pode crescer. As agências de viagens, por sua vez, precisam apoiar essa demanda e vender", completou.

Novos Portos

Abordando infraestrutura e novos portos, Ferraz celebrou a inauguração de Paranagua, que "inclui o turista do Paraná, Mato Grosso do Sul e sul de São Paulo. É um público novo, então é importante abrir mais portos. Com seis portos de embarque, você traz uma possibilidade maior para o setor".

Além disso, está programada uma escala teste em abril em Vitória, atrás da Ilha do Boi, sendo o pier mais encaminhado o do hotel Senac "que pode sofrer reforma para receber navios". Além disso, Penha, São Francisco do Sul, Ilha do Mel e Florianópolis (Jurere Internacional) são outros novos portos sendo estudados.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Colaboração para o Portal PANROTAS

Victor Fernandes tem 6061 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!