Laura Enchioglo   |   28/08/2024 11:27
Atualizada em 28/08/2024 11:40

Mesmo com dados positivos, Clia alerta sobre competitividade de cruzeiros

Altos custos portuários e a falta de regulação fazem o País perder espaço para o Exterior


PANROTAS / Laura Enchioglo
Marco Ferraz, da Clia Brasil
Marco Ferraz, da Clia Brasil

BRASÍLIA (DF) - A Clia Brasil divulgou os dados da última temporada de cruzeiros no Brasil que, no geral, teve resultados positivos, com recordes de passageiros embarcados e de impacto na economia. A apresentação aconteceu durante o 6º Fórum Clia, em Brasília.


No entanto, Marco Ferraz, presidente executivo da principal entidade do setor no País, fez um alerta sobre a competitividade de cruzeiros. Segundo ele, mesmo com números positivos para a temporada 2023/24 e uma alta expectativa para a próxima, se o Brasil não for competitivo, irá perder navios.

"O que falta para aumentar a competividade dos cruzeiros no Brasil são melhores custos portuários e a regulação. Nós já temos uma carga de impostos alta, a reforma tributária está em discussão e nós estamos acompanhando para que tenhamos um imposto justo. A situação ideal seria manter os navios que aqui estão e atrair outros. Hoje os nosso portos estão entre os mais caros do mundo e precisamos melhorar."

Marco Ferraz, presidente Executivo da Clia Brasil

Sobre a regulação, muitas burocracias precisam ser feitas aqui no Brasil para receber cruzeiros, o que pode afastar companhias do País por gerar mais custos de operação. "Para tripulantes, por exemplo, precisamos gerar vistos aqui e em outros países isso não é necessário", explicou.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Laura Enchioglo

Laura Enchioglo tem 3762 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!