Filip Calixto   |   25/07/2025 16:05
Atualizada em 25/07/2025 16:07

Costa Cruzeiros confirma Costa Diadema na COP30 e impacto em saídas da temporada 2025/2026

Acordo com o governo federal altera cruzeiros do navio para a temporada 2025/2026 na América do Sul

Divulgação
Entre os dias 18 de outubro e 28 de novembro de 2025, todos os cruzeiros da embarcação foram cancelados
Entre os dias 18 de outubro e 28 de novembro de 2025, todos os cruzeiros da embarcação foram cancelados

A Costa Cruzeiros confirmou oficialmente que o Costa Diadema será um hotel flutuante durante a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), que será realizada em Belém (PA) entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, como já divulgado pelo Portal PANROTAS.

A embarcação ficará ancorada no porto da capital paraense de 5 a 22 de novembro, atendendo às necessidades de hospedagem da comitiva do evento global. A informação foi anunciada por meio de comunicado oficial da armadora, que informou a assinatura do acordo com as autoridades federais brasileiras e os parceiros indicados pelo comitê organizador da COP30.

A iniciativa faz parte dos esforços do governo federal para suprir a demanda hoteleira gerada pela conferência climática, que deverá reunir milhares de representantes de governos, organizações internacionais, imprensa e sociedade civil de diversos países.

Com a confirmação, o Costa Diadema se junta ao MSC Seaview, da MSC Cruzeiros, como uma das duas embarcações que serão utilizadas como hospedagem temporária em Belém durante o evento. A contratação dos navios foi oficializada pelo governo em 16 de julho de 2024.

Impactos na temporada de cruzeiros 2025/2026

A operação como hotel flutuante terá impacto direto na programação original do Costa Diadema para a temporada 2025/2026. Entre os dias 18 de outubro e 28 de novembro de 2025, todos os cruzeiros da embarcação foram cancelados. Nesse intervalo, o navio operaria itinerários pelo Mediterrâneo, incluindo uma travessia da Europa ao Brasil.

Um dos destaques da programação cancelada era um cruzeiro de 20 noites, com saída de Savona (Itália) em 9 de novembro. O roteiro previa escalas em portos da Espanha, Gibraltar, Marrocos, Cabo Verde e, já no Brasil, passagens por Maceió, Salvador, Rio de Janeiro e Santos, onde o navio encerraria a viagem.

A Costa Cruzeiros informou que está entrando em contato com os passageiros afetados para oferecer alternativas de igual valor a bordo de outros navios da frota.

"A Costa fará todos os esforços para oferecer um produto de igual valor em um dos outros navios da frota da Costa"

reforçou a empresa em nota.

Mais detalhes sobre a operação do Costa Diadema como hotel flutuante serão divulgados futuramente pelo comitê organizador da COP30.

Veja o comunicado da Costa Cruzeiros

"A Costa Cruzeiros confirma que o acordo com as autoridades federais competentes no Brasil e os parceiros indicados pelo comitê organizador para o afretamento do Costa Diadema durante a próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em Belém de 10 a 21 de novembro de 2025, foi assinado/finalizado.

O Costa Diadema servirá como hotel flutuante de 5 a 22 de novembro de 2025, atraído no porto de Belém. Como resultado, o Costa Diadema não operará seus cruzeiros planejados originalmente no período de 18 de outubro a 28 de novembro de 2025. Para os hóspedes que já fizeram reservas para esses cruzeiros, a Costa fará todos os esforços para oferecer um produto de igual valor em um dos outros navios da frota da Costa. Detalhes adicionais sobre a operação do Costa Diadema em Belém como hotel flutuante para a COP 30 serão oficializados em breve pelo comitê organizador."

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados