República Dominicana firma acordo estratégico para setor de cruzeiros
Acordo com Florida-Caribbean Cruise Association (FCCA) prevê planejamento conjunto com executivos

O Ministério do Turismo da República Dominicana, com apoio do presidente Luis Abinader, firmou um acordo estratégico de alto nível com a Florida-Caribbean Cruise Association (FCCA), tornando o país um dos cinco destinos com parceria presidencial. A distinção garante benefícios exclusivos para o desenvolvimento do Turismo de cruzeiros.
O acordo prevê planejamento conjunto com executivos de cruzeiros para criar novos roteiros e produtos turísticos, além de promover o fornecimento local. Também inclui avaliações técnicas constantes para aprimorar a experiência dos passageiros e desenvolvimento de mão de obra local para integrar talentos dominicanos ao setor.
Entre os principais benefícios está a promoção global e a realização da FCCA Platinum Member Conference em 2026, que reunirá líderes do setor marítimo. O acordo também prevê expansão da capacidade portuária, com a construção de dois novos portos para atender à crescente demanda.
Impacto de cruzeiros na República Dominicana
Em 2024, a República Dominicana recebeu 825 escalas de cruzeiros, totalizando 2.656.305 passageiros, um crescimento expressivo que consolida o destino como líder no Caribe. O país é reconhecido como aquele com o maior número de destinos de cruzeiros no Caribe.

O ministro do Turismo da República Dominicana, David Collado, afirmou que "a assinatura deste acordo representa um marco na história do Turismo dominicano e em nossa indústria de cruzeiros."
O desenvolvimento abre oportunidades para o trade brasileiro, incluindo ampliação de roteiros de cruzeiro, parcerias tecnológicas e logísticas com fornecedores locais, capacitação de profissionais brasileiros e participação em eventos de grande visibilidade.
A República Dominicana conta com cinco portos principais para navios de cruzeiro: Santo Domingo, Puerto Plata/Amber Cove, La Romana, Samaná e Cabo Rojo, além de oito aeroportos internacionais que facilitam o acesso aos destinos turísticos.