Rodrigo Vieira   |   09/10/2025 16:25
Atualizada em 09/10/2025 16:28

Aumento da oferta da MSC não freia negociação da CVC para fretar navio, diz Godinho

Para Fábio Godinho, é um absurdo não termos pelo menos um navio o ano inteiro no País

PANROTAS / Emerson Souza
Fábio Godinho, CEO da CVC Corp, na Abav Expo 2025
Fábio Godinho, CEO da CVC Corp, na Abav Expo 2025

A MSC Cruzeiros ampliou o volume de navios para a temporada 2026/2027 de cinco para seis navios, mas o acréscimo não impede a CVC Corp de continuar negociando um cruzeiro fretado para a companhia para o referido verão. O CEO da companhia, Fábio Godinho, revela que as conversas seguem avançadas e acrescenta: "É um absurdo não termos pelo menos um navio o ano inteiro no Brasil".

"Estamos em conversas avançadas com MSC Cruzeiros e Costa Cruzeiros para que se restabeleça o crescimento deste segmento no Brasil. Entendemos as dificuldades e os custos operacionais no País e que as decisões são tomadas globalmente pelas empresas marítimas, mas a dinâmica delas é um pouco mais simples que as das companhias aéreas e eles podem fazer a rotação dos ativos conforme as temporadas"

Fábio Godinho, CEO da CVC Corp

Segundo o CEO, o Brasil tem capacidade para ter pelo menos mais três navios do que atualmente (nesse próximo verão serão cinco). "Se pelo menos as empresas estendessem a temporada, um navio já resolveria. O que precisamos é restabelecer o número de cabines. A CVC está disponível para realizar esse sonho antigo do brasileiro: ter um navio disponível o ano inteiro no País. Entendemos que para isso precisamos do incentivo de vários Estados, sobretudo no Nordeste, para manter um navio na baixa temporada circulando nos belos mares da região", completa Godinho.

O CEO da CVC Corp se queixa de um obstáculo importante para que um navio faça cruzeiros regulares no Brasil: a legislação trabalhista. "A partir de certo tempo do navio funcionando no País, os funcionários precisam se enquadrar na CLT, o que inviabiliza a permanência. De acordo com a Clia Brasil, estamos próximos de resolver essa situação e quando isso mudar reuniríamos as secretarias de Turismo dos Estados nordestinos para ver o que dá para negociar de incentivo para navegarmos por lá na baixa temporada."

Plantão Abav Expo 2025

Clique aqui para ficar por dentro da melhor cobertura da Abav Expo 2025.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Rodrigo Vieira

Conteúdos por

Rodrigo Vieira

Rodrigo Vieira tem 7177 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Rodrigo Vieira é jornalista com 12 anos de especialização na indústria de Turismo, todo esse tempo orgulhosamente na PANROTAS. Sua maior satisfação profissional é quando, por meio de seu trabalho, ajuda um agente de viagens a obter êxito. Conhece 30 países e ama viajar para o Exterior, mas jamais moraria fora do melhor destino de todos, o Brasilzão.