Filip Calixto   |   26/10/2025 13:06
Atualizada em 26/10/2025 16:26

MSC dá início à temporada 2025/2026 na América do Sul com o Preziosa em Santos

Navio da MSC dá largada à nova temporada de cruzeiros, que terá sete embarcações na costa brasileira

PANROTAS / Filip Calixto
O MSC Preziosa abriu as portas para autoridades do Estado de São Paulo e para personalidades do trade na inauguração da temporada da MSC Cruzeiros na América do Sul
O MSC Preziosa abriu as portas para autoridades do Estado de São Paulo e para personalidades do trade na inauguração da temporada da MSC Cruzeiros na América do Sul

SANTOS (SP) - A MSC Cruzeiros dá início hoje (26) à temporada 2025/2026 de cruzeiros na América do Sul, com a chegada do MSC Preziosa ao Terminal Concais, em Santos (SP). A cerimônia reuniu executivos da companhia, autoridades do setor e convidados do trade turístico para celebrar o início de mais um ciclo da navegação marítima na região.

O MSC Preziosa é o primeiro navio da companhia a chegar ao país para a nova temporada e também o que lidera o número de escalas: serão 38 atracações no porto santista ao longo dos próximos meses. A bordo, o clima foi de comemoração e otimismo.

“Cada temporada tem suas características e histórias. Tem sua expectativa também - e hoje, mais de 4 mil hóspedes estão agora no terminal esperando para embarcar e realizar um sonho. Tem gente que nunca esteve a bordo, e o MSC Preziosa será a casa dessas pessoas e de seus sonhos. Isso nos move e nos deixa tão felizes”

Adrian Ursilli, diretor-geral da MSC Cruzeiros no Brasil.

Segundo ele, a companhia ofertará mais de 170 mil cabines distribuídas em cinco navios. “Assumimos essa tarefa com determinação e com o objetivo de democratizar nossas viagens. Apesar da redução de um navio nesta temporada, seguimos trabalhando para fazer do Brasil um destino cada vez mais competitivo. Na próxima, aumentaremos em 10% nossa operação. Mas antes de chegar lá, temos uma temporada inteira pela frente — e desejamos sucesso a todos”, completou Ursilli.

MSC lidera operações na América do Sul

Com o MSC Preziosa como protagonista da abertura, a MSC Cruzeiros consolida sua liderança na navegação de cabotagem na região. A companhia será a maior operadora da temporada 2025/2026 no Brasil e América do Sul, com cinco navios posicionados na região. São eles

  • MSC Preziosa
  • MSC Seaview
  • MSC Armonia
  • MSC Sinfonia
  • MSC Fantasia

Serão, assim, mais de 500 mil leitos disponíveis e diversos roteiros que conectam destinos nacionais e internacionais.

Os navios da MSC terão embarques em Santos, Rio de Janeiro, Salvador, Maceió, Itajaí e Balneário Camboriú, e itinerários que passam por Angra dos Reis, Búzios, Ilhabela, Ilhéus, Porto Belo e Recife, além das tradicionais escalas em Buenos Aires, Montevidéu e Punta del Este.

A bordo, os hóspedes encontrarão uma combinação de lazer, entretenimento e gastronomia, com destaque para os cruzeiros temáticos, a maioria deles operados pela PromoAção, mas em navios MSC.

PANROTAS / Filip Calixto
Adrian Ursilli, diretor geral da MSC Cruzeiros no Brasil
Adrian Ursilli, diretor geral da MSC Cruzeiros no Brasil

MSC Preziosa e a cerimônia de abertura

O MSC Preziosa, primeiro navio da companhia a chegar ao Brasil para a nova temporada, é também um dos mais completos da frota. Com capacidade para mais de 4 mil passageiros, o navio oferece infraestrutura de resort flutuante, com parque aquático, teatro, cassino, spa, áreas de convivência, restaurantes temáticos e opções de entretenimento para todas as idades.

Temporada sul-americana: 600 escalas e 16 destinos

De acordo com dados divulgados durante o evento pela Clia Brasil, representada por seu presidente, Marco Ferraz, a temporada contará com:

  • 670 escalas
  • 160 roteiros
  • 7 navios em operação
  • 672 mil leitos ofertados
  • R$ 4,4 bilhões de reais de impacto econômico no país
  • 70 mil empregos diretos e indiretos gerados

Para o presidente da entidade, o setor segue como um dos pilares do turismo nacional.

“A temporada que começa hoje mostra a força da indústria de cruzeiros e o seu impacto positivo na economia e no turismo brasileiro. Estamos falando de milhares de passageiros movimentando destinos de norte a sul, gerando emprego e renda. É um trabalho conjunto entre armadoras, governos e o trade, com resultados concretos para o país”, afirmou Ferraz.

A reportagem da PANROTAS viaja a convite da MSC Cruzeiros

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Filip Calixto

Conteúdos por

Filip Calixto

Filip Calixto tem 7337 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes