Porto de Santos (SP) renova descontos de até 60% para navios de cruzeiro
Maior benefício será concedido às companhias que movimentarem mais de 700 mil passageiros

A Autoridade Portuária de Santos (APS) decidiu manter os incentivos tarifários destinados a navios de cruzeiro e operadores portuários que tiverem bom desempenho no Índice de Eficiência e Sustentabilidade Portuária (IESP). Serão analisados critérios como a regularidade contratual, a eficiência operacional e as práticas sustentáveis realizadas no Porto de Santos. As informações são do g1.
Estabelecidas em portarias publicadas neste mês, as novas regras passam a valer a partir de hoje (17), data em que expiram as portarias anteriores que tratavam do mesmo tema.
- A Portaria nº 161.2025 define reduções tarifárias com base em indicadores de eficiência e sustentabilidade, estimulando a adoção de boas práticas entre os operadores;
- Já a Portaria nº 162.2025 estabelece os parâmetros específicos para descontos voltados aos navios de cruzeiro.
A APS informou que há variação de 10% e 60% nos descontos para os navios de cruzeiro, dependendo do número de passageiros transportados. O maior benefício será concedido às companhias que movimentarem mais de 700 mil pessoas. Inicialmente, o abatimento será calculado de forma provisória com base nas estimativas fornecidas pelos armadores, sendo posteriormente ajustado conforme os dados reais registrados no sistema Supervia de Dados da APS ao fim da temporada.