Beatriz Contelli   |   16/10/2025 18:02

Viajantes estão buscando por roteiros mais lentos e com propósito, aponta pesquisa da NCL

Conceito de JOMO valoriza viagens mais significativas, para desconectar e aproveitar a vida


Divulgação
Great Stirrup Cay, ilha da NCL, busca contribuir com o conceito de JOMO
Great Stirrup Cay, ilha da NCL, busca contribuir com o conceito de JOMO

Uma nova mentalidade está ganhando força e remodelando a forma como as pessoas pensam sobre viajar: a Joy of Missing Out (JOMO), ou “alegria de ficar de fora”, sem se preocupar com o que todos os outros estão fazendo.

Diferente das viagens movidas pelo Fear of Missing Out (FOMO), em que os viajantes corriam para não ficar de fora das tendências e riscar todos destinos da lista dos sonhos, capturando cada momento para as redes sociais, o JOMO abraça uma abordagem mais lenta e intencional.

Segundo uma nova pesquisa da NCL, mais de 70% dos viajantes estão deixando de lado o Turismo acelerado para buscar escapadas mais restauradoras e significativas, que priorizam o bem-estar pessoal, a flexibilidade e a liberdade de escolha.

O FOMO alimenta uma cultura de “fazer tudo” e muitas vezes faz com que os viajantes precisem de férias das férias (49%). Ao contrário, o JOMO celebra a arte de fazer menos, com mais significado. Embora mais de dois terços dos entrevistados (71%) tenham priorizado visitar o máximo possível de pontos turísticos e atrações em suas férias anteriores, mais de um terço (35%) admitiu que voltou para casa se sentindo mais cansado do que revigorado.

Agora, 77% dizem que estão planejando suas próximas férias deliberadamente para serem relaxantes e com um ritmo mais tranquilo, escolhendo presença em vez de pressão e simplicidade em vez de agendas apertadas.

Essa mudança é especialmente evidente entre viajantes cansados da cultura do excesso de produtividade e da hiperconectividade. Para a maioria (67%), viajar no estilo JOMO é uma forma de autocuidado que oferece a chance de desconectar e aproveitar a vida em um ritmo mais lento (45%), escapar da pressão de “ver e fazer tudo” (40%), tirar tempo para si (38%), abraçar a espontaneidade em vez de planos fixos (34%) e vivenciar a natureza (32%).

Essas preferências estão alinhadas com o que os viajantes dizem valorizar mais em férias no estilo JOMO:

  • Liberdade de obrigações (52%),
  • Tempo na natureza (48%),
  • Capacidade de passar os dias no próprio ritmo (39%).

Mais da metade dos viajantes (54%) concorda que os cruzeiros oferecem o ambiente ideal para férias no estilo JOMO, tornando-os uma opção de destaque ao lado de retiros de spa, escapadas na praia e viagens em contato com a natureza. O Caribe (30%) surgiu como a principal região para viagens JOMO, graças ao seu ritmo descontraído, beleza natural e abundância de oportunidades para relaxar.

Divulgação
Norwegian Aqua navegará pelo Caribe, em viagens que valorizam o JOMO
Norwegian Aqua navegará pelo Caribe, em viagens que valorizam o JOMO

“Estamos observando uma mudança significativa na forma como as pessoas querem viajar, saindo de agendas rígidas e migrando para experiências mais intencionais e restauradoras”, disse o presidente e diretor executivo da Norwegian Cruise Line Holdings, Harry Sommer.

“Viajar no estilo ‘Joy of Missing Out’ é sobre escolher o que mais importa e, na NCL, facilitamos isso. Desde experiências cuidadosamente planejadas a bordo, que convidam os hóspedes a desacelerar e saborear cada momento, até nossas viagens pelo Caribe durante todo o ano, que oferecem o cenário perfeito para desconectar e recarregar as energias, temos orgulho de oferecer a liberdade e a flexibilidade que os viajantes tanto desejam hoje"

Presidente e diretor executivo da Norwegian Cruise Line Holdings, Harry Sommer.


As ilhas privadas exclusivas da NCL, Great Stirrup Cay nas Bahamas e Harvest Caye em Belize, estão presentes em quase todos os cruzeiros pelo Caribe. Ambos os destinos buscam oferecer a fuga para o paraíso, permitindo que os hóspedes relaxem nas praias, façam snorkel ou simplesmente desfrutem de “perder” o estresse da vida cotidiana.

Great Stirrup Cay está passando por melhorias que atendem à tendência das viagens no estilo JOMO, incluindo o Vibe Shore Club, uma área exclusiva apenas para adultos com uma atmosfera mais elegante, bar privativo e assentos lounge premium.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Beatriz Contelli

Conteúdos por

Beatriz Contelli

Beatriz Contelli tem 5180 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Anhembi Morumbi com pós-graduação em Política e Relações Internacionais pela FAAP. Entrou na PANROTAS em 2019, com foco especialmente em Branded Content, e, desde 2024, atua como repórter da redação.