Governo federal inicia conversas com Clia e Costa Cruzeiros para cruzeiros em Belém (PA)
Presidente executivo da Costa Cruzeiros elogiou a infraestrutura local e reforçou o interesse da empresa

O ministro do Turismo, Celso Sabino, anunciou que o governo federal está iniciando negociações com a Costa Cruzeiros e com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil) para incluir Belém em novos roteiros nacionais e internacionais nas próximas temporadas no País.
A bordo do navio Costa Diadema, em visita ao Porto de Outeiro, durante a COP30, o ministro destacou que o terminal construído para o evento abre caminho para posicionar Belém como um novo polo nacional de cruzeiros marítimos
“Estamos iniciando as conversas com a Costa e com a Clia para que este belo porto e este excelente terminal passem a receber transatlânticos de forma permanente, trazendo turistas e movimentando toda a região”
Celso Sabino, ministro do Turismo
O presidente executivo da Costa para a América Latina, Dario Rustico, por sua vez, elogiou a infraestrutura local e reforçou o interesse da empresa. “Hoje Belém tem o melhor terminal de cruzeiros do Brasil. Agora precisamos trabalhar juntos para construir roteiros e divulgar essa notícia pelo mundo”, disse.

O presidente da Clia Brasil, Marcos Ferraz, também ressaltou o potencial da região para atrair cruzeiristas. “O terminal é fantástico. Imagine um roteiro Caribe–Amazônia, imagine operar o Norte do Brasil o ano inteiro. Vamos levar essa informação às companhias”, afirmou.
Com a abertura das negociações, segundo Sabino, o governo espera transformar o Porto de Outeiro em um novo hub de turismo náutico, aproveitando a infraestrutura deixada como legado da COP 30.