Filip Calixto   |   19/11/2025 09:54

Temporada de cruzeiros 2025/26 deve gerar R$ 2,5 bilhões para São Paulo

Projeção considera embarques, desembarques e escalas em Santos e Ilhabela na temporada 2025/2026

PANROTAS / Filip Calixto
Primeiro navio desta temporada a chegar no Porto de Santos, o MSC Preziosa navega por águas brasileiras desde o final de outubro
Primeiro navio desta temporada a chegar no Porto de Santos, o MSC Preziosa navega por águas brasileiras desde o final de outubro

A temporada de cruzeiros marítimos 2025/2026 deve movimentar R$ 2,5 bilhões na economia paulista, segundo o CIET (Centro de Inteligência da Economia do Turismo), da Setur-SP (Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo). As estimativas consideram embarques, desembarques e escalas no porto de Santos e em Ilhabela, com base em dados da Clia Brasil.

O período vai de 26 de outubro de 2025 a 19 de abril de 2026. A projeção da Clia Brasil indica mais de 670 mil viajantes em roteiros nacionais. O gasto médio calculado é de R$ 918,15 nas cidades de embarque e desembarque e de R$ 709,47 nas escalas ao longo das viagens.

O secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, afirmou que o governo estadual mantém ações para ampliar o turismo marítimo, entre elas o Programa de Turismo Náutico e a participação na Agenda 2030 por meio do Fórum Náutico Paulista.

O setor náutico registra expansão com a oferta de diferentes durações de viagens e com a inclusão de roteiros temáticos. O Estado de São Paulo possui 880 quilômetros de costa. Na temporada 2024/2025, segundo o Concais, que administra o Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini, cerca de 470 mil passageiros embarcaram pelo porto de Santos, o que representou 56% dos embarques do País.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Filip Calixto

Conteúdos por

Filip Calixto

Filip Calixto tem 7425 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes