Virgin Voyages investirá mais forte para alcançar mercado latino; veja entrevista com CEO
CEO da Virgin Voyages, Nirmal Saverimuttu fala com o Portal PANROTAS sobre chegada na região

A Virgin Voyages, companhia de cruzeiros apenas para adultos do grupo Virgin, de Richard Branson, está pronta para uma forte expansão na América Latina. A empresa anunciou a contratação de Alberto Muñoz, executivo com vasta experiência na indústria, como o novo líder para a região.
Em entrevista exclusiva ao Portal PANROTAS, o CEO da Virgin Voyages, Nirmal Saverimuttu, e o membro do conselho e conselheiro sênior, John Lovell, apresentaram Muñoz e detalharam os planos da companhia para o mercado latino-americano, com foco inicial no México.
A estratégia, segundo os executivos, é construir parcerias sólidas com o trade local, adaptando o produto e as políticas comerciais às necessidades específicas da região. A Virgin Voyages, que se destaca por sua proposta de “luxo descontraído”, com navios boutique, gastronomia de alto nível e entretenimento sofisticado, vê um grande potencial de crescimento na América Latina, atraindo viajantes que buscam uma experiência premium e sem a formalidade dos cruzeiros tradicionais.

Confira a seguir os principais trechos da conversa:
Portal PANROTAS – Como tem sido a evolução da Virgin Voyages desde o seu lançamento?
NIRMAL SAVERIMUTTU – O crescimento tem sido enorme. Hoje operamos quatro navios e, no último ano e meio, a marca realmente decolou. No início, havia muitas dúvidas sobre quem éramos e como nos encaixávamos no mercado, principalmente por sermos uma opção de cruzeiro sem crianças. Mas vimos a oportunidade de oferecer algo diferente. Ganhamos o prêmio de melhor linha de cruzeiros da Travel + Leisure por três anos consecutivos, e isso fez com que as pessoas começassem a nos notar. Hoje, os navios estão cheios, com níveis recordes de satisfação e de reservas a bordo.
PANROTAS – Qual a importância do mercado latino-americano para a Virgin Voyages?
JOHN LOVELL – A importância é tão grande que trouxemos Alberto Muñoz para liderar nossa expansão. Ele é um líder reconhecido nesses mercados. Começaremos pelo México e depois expandiremos para a América Latina. O objetivo de Alberto é definir o plano e a estrutura da organização na região. Queremos ter os recursos certos para atender a esse mercado da maneira que ele merece.
Portal PANROTAS – Então a nomeação de Alberto Muñoz significa uma aposta mais forte na região? Como será a estrutura?
SAVERIMUTTU – Estamos muito felizes por tê-lo conosco. Ele tem um grande respeito no mercado e se encaixa perfeitamente na nossa cultura. A ideia não é chegarmos com uma fórmula pronta. Queremos que Alberto converse com nossos parceiros e construa a melhor estratégia em conjunto. Aprendemos que não podemos ter uma abordagem de tamanho único. O que funciona na América do Norte não necessariamente funciona na América Latina.
Portal PANROTAS – Qual é a estratégia comercial e a importância dos agentes de viagens?
LOVELL – A parceria com o trade é a espinha dorsal do nosso negócio. Onde tivemos mais sucesso foi onde construímos parcerias sólidas. Alberto tem a reputação de ser um construtor de parcerias, e isso é fundamental para nós. Ele já está em contato com parceiros no México, ouvindo o que eles precisam para que possamos ajustar nossas políticas e fazer negócios da maneira certa.
Portal PANROTAS – Como o produto da Virgin Voyages, que é tão particular, se encaixa no público latino-americano?
ALBERTO MUÑOZ – O cliente mexicano que já esteve a bordo amou o produto. É o produto mais premium para adultos no mar. O mexicano está acostumado com um serviço de excelência e o feedback sobre o serviço a bordo tem sido muito positivo, o que confirma a oportunidade que temos. Não há outro produto como o nosso para este nicho no México.
SAVERIMUTTU – O viajante latino-americano, especialmente o que busca cruzeiros premium, é muito sofisticado. Eles procuram ótima gastronomia e serviço, mas também algo a mais. Dois pontos nos diferenciam: a qualidade sem a formalidade e a ausência de cobranças extras por tudo. As pessoas não querem mais a formalidade do luxo antigo, como noites de gala e trajes obrigatórios. Elas querem uma experiência de alta qualidade, mas de forma descontraída. Além disso, incluímos muito mais em nossas tarifas: wi-fi, todas as experiências gastronômicas, aulas de ginástica, etc. Isso cria um valor imbatível em comparação com resorts all-inclusive de luxo em terra.
Portal PANROTAS – Qual o papel de Richard Branson na companhia?
SAVERIMUTTU – Ele é muito envolvido e apaixonado pelo negócio. A ideia de criar uma linha de cruzeiros foi de Richard Branson. Ele queria trazer a visão da Virgin para a indústria de cruzeiros, que é sobre evoluir os setores em que atuamos. Pegamos as melhores partes de um cruzeiro e demos o nosso toque. Por exemplo, em vez de grandes refeitórios e buffets, temos 20 restaurantes com comida feita na hora, assinados por chefs com estrelas Michelin. Isso eleva a qualidade e reduz o desperdício de alimentos.
Portal PANROTAS – Como vocês veem o crescimento da indústria de cruzeiros e quais os planos de expansão da Virgin Voyages?
LOVELL – Estamos olhando para a expansão da frota, mas no momento nosso foco é maximizar a ocupação dos navios atuais e continuar entregando uma ótima experiência ao cliente. A expansão para o México e a América Latina é parte fundamental desse processo.
SAVERIMUTTU – A indústria de cruzeiros está crescendo muito, mas a maior parte dos novos navios é focada no mercado familiar. Nós estamos em uma posição única, no nicho de viagens sem crianças. Vemos uma oportunidade enorme de crescer junto com a indústria, mas atendendo a um público que busca experiências mais boutique e sofisticadas, em navios menores. À medida que crescemos nossa distribuição em mercados como a América Latina, isso nos ajudará a encher nossos navios e a justificar a expansão da frota no futuro.