Costa Cruzeiros já celebra sucesso de 2025-2026 e articula governo para impulsionar setor
Armadora criou com 15 pontos que precisam ser trabalhados de forma urgente para impulsionar segmento

BARCELONA (ESPANHA) - Durante o Costa Global Summit, realizado nesse fim de semana (14) pela Costa Cruzeiros, a bordo do Costa Smeralda, em Barcelona, o presidente executivo para Américas, Dario Rustico, falou sobre a importância de tornar o Brasil mais competitivo no segmento.
"Hoje a demanda do mercado brasileiro é gigante, tem muita oportunidade de crescimento, mas ao mesmo tempo temos desafios. Por exemplo, hoje precisamos competir melhor com outros roteiros, outros destinos, a nível de infraestrutura. Na Europa, América do Norte e na Ásia, há infraestrutura que permite receber navios maiores, alimentados com combustível diferente, além da competitividade do custo. Hoje é muito mais custoso operar na América do Sul do que em outro roteiro. Precisamos ganhar essa competitividade e, juntamente com a Clia, abrimos uma mesa de debate entre o Minisério do Trabalho junto com o Ministério de Turismo, o Ministério de Portos e Aeroportos e a Embratur para trabalharmos juntos nessa questão"
Dario Rustico, presidente executivo da Costa Cruzeiros para as Américas
Ele conta que a Costa Cruzeiros criou com 15 pontos que precisam ser trabalhados de forma urgente para que os cruzeiros no Brasil e na América do Sul ganhem competitividade. "Estamos discutindo também com autoridades de Buenos Aires para fazer isso e espero que nos próximos dois, três meses possamos encontrar juntos algumas soluções", afirma Dario.
Temporada de cruzeiros 2025-2026 já está quase toda vendida
O diretor comercial da Costa Cruzeiros no Brasil, Ruy Ribeiro, por sua vez, destacou que a atual temporada de cruzeiros no País está sendo um sucesso e que quase todas as cabines já foram vendidas.
"A temporada anterior foi um sucesso e essa está indo pelo mesmo caminho. Acredito que dentro de algumas semanas devemos chegar perto do 100% de vendas", disse Ruy, complementado por Dário. "É uma temporada que vi como Portos protagonistas Santos e Itajaí, seguidos pelo Rio de Janeiro", disseram.
Ruy Ribeiro comentou ainda que os feedbacks sobre os minicruzeiros estão sendo muito positivos, assim como o índice de satisfação dos hóspedes em relação à atual temporada. "E isso reforça a confiança do trade e dos passageiros na nossa marca, nosso produto e na experiência Costa", revelou ele.
"O que fazemos na América do Sul está em linha com o que estamos vendo na Europa: cruzeiros focados em acessibilidade, as novas gerações ditando as tendências e ouvindo os clientes para entender onde eles querem ir e do que estão gostando mais"
Dario Rustico, presidente executivo da Costa Cruzeiros para as Américas
Proximidade com o trade
Sobre o Costa Global Summit, realizado pela Costa em Barcelona, Ruy Ribeiro comentou. "Essa é uma oportunidade de estar junto com os nossos parceiros, não apenas do Brasil e da América do Sul, mas de todo mundo, para mostrar o que a Costa tem de novidades e em que estamos investindo", dise.
"O trade é o nosso pilar e essa ligação é baseada não apenas em resultados, em números, em vendas, mas nós também temos uma preocupação muito grande de ter um relacionamento muito próximo com eles. E isso não apenas em relação aos grandes parceiros, mas aos pequenos, destacando sempre a importância do agente de viagens que está em contato direto com os nossos passageiros"
Ruy Ribeiro, diretor comercial da Costa Cruzeiros para o Brasil
O Portal PANROTAS viaja a convite da Costa Cruzeiros, com proteção Hero Seguros.