Colaborador   |   01/03/2018 21:05

Explore GB mostra recorde britânico e novos destinos

Com 300 expositores esperados, maior evento de promoção do destino destaca crescimento do número de turistas e investe em destinos menos conhecidos

Carla Lencastre
Nicholls destacou o recorde de 39,9 milhões de visitantes no Reino Unido em 2017
Nicholls destacou o recorde de 39,9 milhões de visitantes no Reino Unido em 2017
NEWCASTLE (REINO UNIDO) - Uma onda de frio se espalhou por toda a Europa esta semana. Os participantes do Explore GB 2018 encontraram o Nordeste da Inglaterra com muita neve e temperaturas negativas. Com nevascas por toda a parte, voos e trens foram cancelados e alguns não chegaram a tempo da abertura do evento, na Metro Radio Arena. São esperados cerca de 300 exibidores de Reino Unido e Irlanda e 300 compradores de mais de 30 países. Do Brasil, vieram dez representantes do trade.

O evento de abertura foi bem curto, com as boas-vindas de Carol Dray, diretora comercial do Visit Britain e do Visit England. Em seguida, jornalistas de diversos países assistiram a apresentações do Visit Britain e seus parceiros. Richard Nicholls, chefe do departamento de Pesquisa e Previsões, mostrou os bons números de visitantes internacionais em 2017. Mais um recorde foi batido: 39,9 milhões de visitantes, em um crescimento de 6% em relação a 2016. Em gastos a cifra alcançou 25,1 bilhões de libras, 12% a mais. O número de visitantes de negócios caiu 4%, e o de lazer subiu 15%.

A maioria de visitantes do Reino Unido chega da Europa, principalmente da França. As exceções entre os dez maiores mercados emissores são os Estados Unidos, em segundo lugar, e a Austrália, em décimo. Quando o assunto é quem gasta mais, o Oriente Médio é campeão: Arábia Saudita, Bahrein e Catar são os três primeiros. Para 2018, há uma expectativa de crescimento de 4,4%, o que significa 41,7 milhões de visitantes internacionais. Os gastos devem crescer 6,8% e chegar a 26,9 bilhões de libras.

Em índices percentuais, o Brasil foi o mercado que mais cresceu em 2017, com 37% mais visitantes entre janeiro e setembro em relação ao mesmo período de 2016, e um número total de 199 mil visitantes. Brasileiros gastaram 208 milhões de libras, 29% a mais do que em 2016. O segundo mercado em crescimento foi a China, com 33%.

Sally Bacombe, CEO do Visit Britain, comentou a nova campanha da agência britânica de turismo chamada “I travel for...” (“Eu viajo por...”, em tradução livre): “As pessoas viajam por cultura, comida, bebida, música, esporte, você escolhe. O que mais gosto nesta campanha é que ela é sobre o viajante. E nós mostramos o que temos. Se você viaja por cultura, por exemplo, podemos destacar nossos museus, que estão entre os melhores do mundo, e também as novas galerias de arte”.

Carla Lencastre
Explore GB espera mais de 300 compradores do mundo inteiro para rodadas de negócios com expositores locais
Explore GB espera mais de 300 compradores do mundo inteiro para rodadas de negócios com expositores locais
REINO UNIDO AFORA
Ainda no primeiro dia do Explore GB os escritórios de turismo parceiros do Visit Britain apresentaram algumas novidades para 2018 e vídeos de campanhas promocionais. A Escócia, por exemplo, uma das regiões que mais cresceu em número de visitantes em 2017, pretende botar Dundee no mapa do turista internacional. A cidade no litoral do Mar do Norte, uma hora ao norte de Edimburgo, inaugura em setembro uma filial do museu londrino Victoria&Albert. Na foz do Rio Tay, será o primeiro museu de design da Escócia. O projeto é do escritório japonês Kengo Kuma, o mesmo do estádio para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O novo V&A é parte da restauração da beira-rio.

A Irlanda do Norte comemora o crescimento constante do número de visitantes por conta do museu Titanic Belfast e de suas 26 locações da série “Game of Thrones”. Derry Londonderry, onde aconteceram muitos episódios dos conflitos civis conhecidos como Troubles, também vê aumentar o número de visitantes. Ao longo deste ano serão inaugurados mil novos quartos de hotéis, em um investimento de 500 milhões de libras.

Esta é a quarta edição do principal evento de viagens do Visit Britain, realizado cada no em uma cidade diferente. Depois da feira, todas as delegações farão roteiros de familiarização pelo Reino Unido. A delegação brasileira passará quatro dias entre Oxford, Bath e Londres, em um roteiro voltado para viajantes de luxo.

Estão em Newcastle Ana Taquecita, da New Age; Bruna Basile, da 55 Destinos; Cintia Damasceno, da Queensberry; Flávia Santos, da Teresa Perez; Marcelo Cukierkon, da Bon Voyage, todos de São Paulo; Diogo Racanicchi, da Flytour Viagens; Paulo Pimentel, da Soul Traveler; Simone Pantoja, da Porfolio Travel Solutions, ambos do Rio; Andre Koloszwa, do Grupo BRT, de Curitiba, e Elisa Horter, da Europlus, de Porto Alegre, além de Priscila Moraes, do marketing do Visit Britain Brasil.

*Por Carla Lencastre, especial para o Portal PANROTAS


O Portal PANROTAS viajou a convite do VisitBritain com proteção GTA

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias