Marcos Martins   |   21/05/2018 10:54

Conjunto histórico de Pelotas (RS) é tombado pelo Iphan

Locais passar a ser considerados Patrimônios Culturais Brasileiros na cidade gaúcha

Divulgação MTur/ Yara Diniz
Charqueada São João, em Pelotas
Charqueada São João, em Pelotas
O Conjunto Histórico de Pelotas (RS) acaba de ser tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Agora, as praças José Bonifácio, Coronel Pedro Osório, Piratinino de Almeida e Cipriano Barcelos, além do parque Dom Antônio Zattera, o Museu Charqueada São João e a Chácara da Baronesa, são consideradas Patrimônios Culturais Brasileiros.

O conjunto arquitetônico da cidade gaúcha é caracterizado por traços europeus e foi construído com tijolos e telhas produzidos por escravos nas olarias da região. O tombamento é um título atribuído para locais que têm valor histórico, artístico e paisagístico.

O Plano Diretor de Pelotas já previa a delimitação do entorno poligonal com a inserção do Conjunto Histórico nas Zonas de Preservação do Patrimônio Cultural, conforme avaliou o Iphan. Além disso, a preservação da vizinhança e das áreas tombadas também estão asseguradas de acordo com o Decreto-Lei 25/1937.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marcos Martins

Marcos Martins tem 2880 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS