Da Redação   |   23/12/2020 13:58
Atualizada em 23/12/2020 14:04

Baixada Santista fecha praias no final do ano e pede ajuda estadual

Barreiras sanitárias serão instaladas nos acessos rodoviários

Agência Brasil/Helder Lima/Prefeitura Guarujá
Prefeitos de municípios da Baixada Santista pediram apoio do governo do Estado para a conscientização de turistas com os cuidados para evitar a contaminação com a covid-19 durante as festas de natal e réveillon. O pleito foi recebido pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR). A baixada nove municípios do litoral paulista: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente. As praias estarão fechadas para pedestres dias 31 de dezembro e 1 de janeiro, e as prefeituras pedem que o governo estadual faça barreiras sanitárias nas estradas de acesso à região e ajude no fechamento das praias com apoio da Polícia Militar.

O governo de São Paulo informou que apoiará as estâncias turísticas, incluindo os municípios do litoral, em ações conjuntas entre Estado e prefeituras para alertar sobre a importância do distanciamento social, do uso obrigatório de máscaras e de se evitar aglomerações para mitigar o contágio do novo coronavírus. Segundo a SDR, os detalhes sobre as ações serão definidos em reunião com as secretarias estaduais e anunciados pelo governador João Doria.

“O Estado reforça que a quarentena continua em vigor, com observância às regras do Plano SP. A conscientização da população é fundamental para a preservação de vidas nos 645 municípios paulistas”, destacou a secretaria. A SDR ressaltou, no entanto, que a fiscalização de estabelecimentos comerciais, assim como de praias e demais espaços turísticos municipais, é de responsabilidade das prefeituras.

Algumas prefeituras de municípios do litoral paulista, incluindo os das regiões norte e sul, estão colocando barreiras sanitárias nas vias de acesso como medida de combate à disseminação do novo coronavírus. No entanto, cada prefeitura estabeleceu regras diferentes para o funcionamento das barreiras.

A prefeitura de Santos – na Baixada Santista – vai realizar barreira sanitária nos pontos de acesso à cidade para impedir a entrada de vans, ônibus e micro-ônibus de turismo que não tenham autorização prévia da Secretaria de Turismo, nos dias 24 e 31, das 10h às 18h. O acesso dos demais veículos é liberado normalmente. Na praia, está sendo verificado o cumprimento das regras de distanciamento social e de uso de máscaras. Em estabelecimentos comercias, além do distanciamento e do uso de máscaras, é exigido o controle de temperatura na entrada do local.

Também na Baixada, a prefeitura de São Vicente informou que serão implantadas barreiras sanitárias de orientação na entrada da cidade no dia 31 de dezembro. Durante a ação, os motoristas serão orientados sobre a necessidade do isolamento social. As equipes informam sobre as restrições seguindo a Fase Amarela do Plano São Paulo, definido pelo governo do estado. De acordo com o município, haverá ainda campanha educativa com faixas nas ruas e postagens nas redes oficiais da prefeitura, orientando e sugerindo às pessoas que fiquem em casa.

Em São Sebastião, no litoral norte, a partir do próximo sábado (26), serão feitas as ações de bloqueio sanitário nas entradas da cidade, com o objetivo de monitorar e orientar turistas e banhistas sobre a prevenção e a importância do uso de máscaras em locais públicos para o combate à pandemia. Os veículos também vão passar por uma desinfecção dos pneus com hipoclorito de sódio, e todos os passageiros e motoristas terão a temperatura medida.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11153 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS