Filip Calixto   |   28/01/2021 15:15 Atualizada em 28/01/2021 15:16

Brasil teve pior gestão da pandemia do mundo, diz relatório

O Lowy Institute analisou a gestão da pandemia em 98 países e colocou o Brasil no final do ranking

O Brasil foi apontado como o país que realizou a pior gestão pública da pandemia em todo o mundo. É o que mostra o relatório Covid Performance Index divulgado recentemente pelo Lowy Institute, que tem sede em Sydney, na Austrália.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O Lowy Institute avalia como ruim a gestão da pandemia, liderada pelo governo federal
O Lowy Institute avalia como ruim a gestão da pandemia, liderada pelo governo federal
A administração brasileira ficou na pior colocação entre as 98 nações avaliadas e, para chegar a essa conclusão, o instituto levou em conta seis critérios: casos confirmados, mortes, casos e mortes por milhão de habitantes, diagnósticos em relação à proporção de testes e exames feitos a cada mil pessoas. A pesquisa diz respeito aos dados registrados nas 36 semanas seguintes à confirmação do 100º caso em cada região analisada.

Até o momento, o Brasil tem mais de nove milhões de casos confirmados e já registrou mais de 220 mil mortes. São 42 mil casos e 1.048 mortes por milhão de habitantes, segundo informou o ministério da Saúde. Esses números colocam o país na vice-colocação entre as nações com mais óbitos no mundo.

Os Estados Unidos, país que supera o Brasil no número total de mortes, aparece quatro posições à frente do Brasil no ranking do Lowy Institute.

Na avaliação da organização, que tem sede na Austrália, as nações que tiveram a melhor gestão pública frente à pandemia foram: Nova Zelândia, Vietnã, Taiwan, Tailândia, Chipre, Ruanda, Islândia, Austrália, Letônia e Sri Lanka. Nas Américas, o país mais bem colocado é o Uruguai, que está na posição 12.

Tópicos relacionados