Filip Calixto   |   10/02/2021 10:47   |   Atualizada em 10/02/2021 10:48

Hotelaria terá baixa ocupação e faturamento neste carnaval

FBHA aponta que 58% dos hoteleiros avaliam que terão menos de 50% de ocupação


Unsplash
58% dos hoteleiros avaliam que terão menos de 50% de ocupação durante a semana do feriado
58% dos hoteleiros avaliam que terão menos de 50% de ocupação durante a semana do feriado
Época de alta lucratividade e resultados positivos para os setores de serviços e viagens, o Carnaval deste ano é rodeado de expectativas negativas. Em virtude da ainda presente e crescente pandemia do coronavírus no País, muitos destinos cancelaram as festas e alguns até suspenderam os pontos facultativos, solidificando um contraponto com os índices do ano passado, quando, segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), as atividades turísticas relacionadas ao Carnaval alcançaram o maior volume de receitas desde 2015, com faturamento de aproximadamente R$ 8 bilhões.

O Turismo, um dos setores mais afetados pela pandemia, já amarga os prejuízos para o período carnavalesco, como estimado pela FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação). De acordo com a pesquisa realizada pela entidade, apenas no âmbito da hotelaria e similares, 58% dos empresários avaliam que terão menos de 50% de ocupação durante a semana do feriado.

Por outro lado, 32% acreditam que conseguirão ocupar de 50% a 70% da hospedagem local; e apenas 10% esperam uma movimentação de 70% a 90%.

"Nos principais destinos turísticos, onde o carnaval é reconhecido nacionalmente, não teremos os famosos desfiles e blocos de rua. Além disso, muitas capitais também optaram por cancelar o ponto facultativo nas datas destinadas à folia. O agravamento da situação sanitária inviabiliza a realização do evento", informa o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio.

Para Sampaio, enquanto a vacina não estiver disponível em grande escala para a população, a tendência é de que outras grandes comemorações sofram, igualmente, com cancelamentos, o que impactará toda a cadeia produtiva do setor.

Divulgação
Alexandre Sampaio, presidente da FBHA
Alexandre Sampaio, presidente da FBHA
FATURAMENTO EM BAIXA
Já para esse começo de ano, conforme apresentado pelo levantamento da federação, estima-se que 87% da hotelaria brasileira terá queda no faturamento para o Carnaval.

A avaliação do setor é variada. A maioria (48%) acredita que os prejuízos ficarão na casa de 30% a 50%. Entretanto, uma parte do empresariado está dividida entre esse déficit. De um lado (23%), há a expectativa de prejuízos entre 10% e 30%; de outro (23%), já há uma visão mais negativa quanto ao assunto, onde aguardam menos de 50% do faturamento para o período.

Todo esse cenário afeta amplamente a geração de empregos em território brasileiro. Apenas no ano passado, o turismo teve uma perda de 437,9 mil postos formais de trabalho, sendo uma redução de 12,5% de força de trabalho. O segmento de hospedagem respondeu por 65,4 mil dessas vagas.

Agora, no começo de 2021, segundo avalia a federação, não há expectativa para melhorar a situação, visto que 90% da hotelaria e similares não pretendem realizar contratações temporárias durante o carnaval. “Esse tipo de modalidade trabalhista é muito comum no Brasil, principalmente durante o feriado carnavalesco. Com o cancelamento das atividades, não teremos como movimentar o mercado, o que trará problemas estruturais para a geração de renda no país. É um problema que poderá se repetir ao longo do ano, levando em consideração a instabilidade que sofremos devido à infecção viral”, pontua o presidente da FBHA.

Tópicos relacionados