Beatrice Teizen   |   23/07/2021 14:03

Liverpool perde status de Patrimônio Mundial, da Unesco

Comitê da ONU descobriu que os empreendimentos ameaçavam o valor da orla marítima da cidade

Liverpool foi destituída de seu status de Patrimônio Mundial depois que um comitê da ONU descobriu que os empreendimentos ameaçavam o valor da orla marítima da cidade. A decisão foi tomada após votação secreta do comitê da Unesco em reunião na China.

Divulgação Visit Britain
Liverpool perde status de Patrimônio Mundial, da Unesco
Liverpool perde status de Patrimônio Mundial, da Unesco
Segundo a Unesco, os desenvolvimentos, incluindo o planejado novo estádio do time de futebol Everton Football Club, resultaram em uma "séria deterioração" do local histórico. As informações são da BBC.

A decisão foi qualificada de "incompreensível" pela prefeita da cidade, Joanne Anderson, que afirmou que o local nunca esteve em melhores condições, tendo se beneficiado de centenas de milhões de libras de investimento em dezenas de edifícios listados e no domínio público.

Ela disse ainda que trabalharia com o governo para examinar se a cidade poderia apelar da decisão, que ocorre uma década depois que a Unesco visitou a cidade pela última vez para ver as condições de perto.

Liverpool se torna apenas o terceiro local a perder seu status de Patrimônio Mundial desde que a lista começou em 1978. Os outros dois foram o Santuário do Órix da Arábia, em Omã, em 2007, e o Vale do Elba, em Dresden, na Alemanha, em 2009.

Tópicos relacionados