Filip Calixto   |   16/11/2021 10:20   |   Atualizada em 16/11/2021 10:26

Áustria inicia lockdown para não vacinados contra covid-19

Quase 65% da população recebeu as duas doses da vacina no país, percentual inferior à média europeia

Pixabay
Ideia do governo da Áustria é também incentivar a vacinação contra o coronavírus
Ideia do governo da Áustria é também incentivar a vacinação contra o coronavírus
Desde ontem (15) vale em território austríaco uma medida que impõe um lockdown às pessoas não vacinadas contra o coronavírus. A determinação é do governo geral do país europeu que, com a aproximação do inverno e o aumento das infecções no continente, trabalha para não viver um novo aumento no número de casos de pessoas com covid-19.

O anúncio foi feito pelo chanceler da Áustria, Alexander Schallenberg, que classificou a situação do momento como grave e assim justificou a decisão. "Não adotamos a medida de maneira leve, mas infelizmente é necessária", disse Schallenberg, conforme noticiado pela agência de notícias AFP.

Ainda de acordo com a agência, quase 65% da população recebeu as duas doses da vacina na Áustria, percentual inferior à média europeia, que é de 67%, e longe de países como Espanha (79%) e França (75%).

As pessoas afetadas pela medida não poderão deixar suas casas, exceto para fazer comprar, praticar atividades físicas ou receber atendimento médico. O confinamento será aplicado a todos nesta situação a partir dos 12 anos.

O governo se comprometeu a reavaliar a decisão e os efeitos da medida no prazo de dez dias.

No sábado (13), a Áustria registrou mais de 13 mil novos casos de covid-19 em um país com mais de 9,8 milhões de habitantes, o maior número de contágios desde o início da pandemia.

Tópicos relacionados