Filip Calixto   |   05/01/2022 18:05   |   Atualizada em 05/01/2022 18:08

Rio CVB aprova cancelamento do carnaval de rua mas alerta para perdas

O Rio CVB endossou a posição da prefeitura mas alertou para as perdas financeiras sem os blocos de rua

No dia seguinte ao anúncio da decisão da prefeitura carioca de cancelar os eventos de rua do carnaval 2022 na cidade, o Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB) se manifestou aprovando o parecer da gestão municipal. Tanto a medida da prefeitura como a chancela do CVB estão baseados no aumento no número de casos de covid-19. A manifestação do CVB, contudo, vem acompanhada de um alerta para as perdas financeiras que o setor de Viagens e Turismo terá com o novo quadro.

Fernando Frazão/Agência Brasil
A prefeitura do Rio cancelou o carnaval de rua na cidade este ano
A prefeitura do Rio cancelou o carnaval de rua na cidade este ano
"Reconhecemos, entretanto, que as mudanças na festa geram um impacto grande para o setor de Turismo e para toda a economia carioca. O último carnaval antes da pandemia, em 2020, trouxe mais de dois milhões de turistas para o Rio de Janeiro e resultou em uma movimentação econômica de R$ 4 bilhões", informa a organização.

O Rio Convention Bureau informa ainda que, em função desse quadro, espera que as condições sanitárias permitam a realização segura do Desfile das Escolas de Samba na Sapucaí, decisão que, neste momento, está mantida pela Prefeitura do Rio. "Caso haja piora nos números, defendemos que o carnaval no Sambódromo seja transferido para julho, a fim de não prejudicar o calendário turístico da cidade", sugere a manifestação do CVB.

O bureau conclui o comunicado lembrando que o carnaval, assim como o réveillon, gera receita crucial para o Turismo.

OCUPAÇÃO HOTELEIRA DEVE CAIR
Também comentando sobre o assunto, a FBHA informou que o cancelamento dos blocos deve gerar impacto considerável na ocupação hoteleira que era esperada para o período. À CNN Brasil, a federação informou que estima que a ocupação, antes projetada para 85%, chegue no máximo a 75%.

Tópicos relacionados