Movida

Nathalia Ribeiro   |   24/02/2022 17:04

Novos museus e hotéis serão inaugurados na França em 2022

Entre as novidades estão o museu de vitrais, a réplica da Caverna de Cosquer e hotéis perto de castelos

PANROTAS / Filip Calixto
Caroline Putnoki, diretora geral da Atout France para a América Latina
Caroline Putnoki, diretora geral da Atout France para a América Latina
A Agência de promoção do Turismo da França com escritórios em São Paulo e no México, a Atout France, realizou nesta quinta-feira (24) uma conferência do tradicional “Encontros à Francesa” para compartilhar algumas novidades de destinos e atrações francesas, desde aspectos da arte e cultura, até abertura de hotéis e gastronomia.

A apresentação on-line começou com a diretora geral da Atout France para a América Latina, Caroline Putnoki, destacando que a sustentabilidade é o foco principal no plano de promoção da França. Para ilustrar esse tópico, Caroline pontuou o Darwin Eco-Système, em Bordeaux, ponto turístico que favorece a sustentabilidade, a acessibilidade e a transformação digital. Segundo a executiva, Darwin era um quartel militar e foi transformado em uma fazenda urbana com espaço para shows, atrações culturais e gastronômicas.

Na mesma linha, a cidade localizada aos pés dos Alpes Franceses, Grenoble, ganhou o título de capital verde da Europa 2022, devido ao trabalho da redução de partículas no ar e a construção de mais de 300 quilômetros de ciclovias para incentivar o uso da bicicleta. A diretora ressaltou que Grenoble também possui galerias de arte próximas às estações de esqui, uma das atividades esportivas mais buscadas por turistas brasileiros na região.

Ao falar dos brasileiros, Caroline afirmou que o perfil dos viajantes do País mudou durante a pandemia. “Uma característica dos brasileiros, que é diferente do resto da América Latina, é a vontade de descobrir lugares além de Paris. Os brasileiros estão adotando uma postura parecida com o turista europeu, eles querem descobrir novos ambientes e entrar nas regiões francesas fora da rota comum ”, disse.

Devido a essa perspectiva, a executiva salientou os atrativos da cidade de Lens, na região de Haut-De-France, no qual há o museu do Louvre de Lens, que irá completar dez anos em 2022. Em comemoração, o museu terá duas exposições, a primeira sobre Roma, de abril até julho, e a outra sobre hieróglifos. A Disneyland Paris também irá oferecer uma programação especial devido ao seu 30º aniversário a partir de março.

Unsplash/Luiza Giannelli
O Turismo francês tem como foco a sustentabilidade e a valorização da história do país
O Turismo francês tem como foco a sustentabilidade e a valorização da história do país
INAUGURAÇÕES 2022
Para a primavera, está prevista a abertura do Cité Du Vitrail, na cidade medieval de Troyes, em Champagne. A região possui o maior patrimônio de vitrais da Europa, portanto, o museu terá como objetivo mostrar aos visitantes como é feito o trabalho de vitrais. Será um espaço dedicado aos vitrais do século 12 até aos contemporâneos do século 21. Vale ressaltar que o governo local disponibilizará aplicativos que auxiliem na construção de roteiros turísticos na região de Champagne, incluindo os diversos outlets para compras nas sugestões.

Ainda valorizando a história do país, o destino Marselha irá inaugurar a réplica da Caverna de Cosquer. A caverna original, descoberta em 1991 perto de Marselha, tem a entrada submersa, dificultando a visitação. Por isso, o governo local abrirá um museu que apresentará reproduções das pinturas pré-históricas encontradas.

Já no segmento da hotelaria, Borgonha terá um hotel do Grupo TBC chamado Le Montrachet, em meio aos vinhedos de uma comunidade do século 18. O estabelecimento irá oferecer 31 quartos e suítes luxuosas.

O Grupo Six Senses também irá marcar presença em termos de ofertas hoteleiras. No Vale do Loire, o Six Senses Resort tem previsão de inauguração para maio de 2022, com o hotel localizado perto de castelos históricos. O resort terá 88 suítes e chalés espalhados pela floresta em torno da propriedade. Outra inauguração aguardada no Vale do Loire, na região do castelo de Blois, é o Hotel Fleur de Loire, construído com 44 quartos, incluindo onze suítes de luxo e um restaurante gourmet.

Em relação à gastronomia da França, Paris ganhará o Food Society na primavera de 2022. O empreendimento é uma praça de alimentação gigante, com cerca de 5 mil metros quadrados. Caroline Putnoki apontou que o destino irá apostar em complexos gastronômicos neste ano, com um exemplo sendo o Cité Internationale de La Gastronomie Et Du Vin, em Dijon, capital da Borgonha, que tem a abertura marcada para dia 22 de abril. Este conjunto gastronômico proporcionará ao visitante degustações de pratos e vinhos, além de uma escola de gastronomia, cinema e um hotel quatro estrelas.


Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias